Folhetos de saúde

HPV

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é o HPV?

O HPV, ou papiloma vírus humano, é um vírus de DNA transmitido sexualmente. A sigla em inglês significa Human Papillomavirus.

1. Quais as principais implicações da infecção pelo HPV?

A infecção pelo HPV representa uma das mais contagiosas e prevalentes infecções dos órgãos genitais, não somente da mulher, mas também do homem. Pode levar ao aparecimento de câncer de colo uterino, câncer da região anogenital, além das verrugas genitais.

2. Quais as principais manifestações da infecção pelo HPV?

A infecção pelo HPV pode se manifestar através de duas principais formas:

  1. Verrugas na região genital (ex. condiloma acuminado, papulose bowenoide);
  2. Lesões no colo uterino (também podem ocorrer na vagina, grandes e pequenos lábios da genitália feminina e região anal).

3. Existe apenas um tipo de vírus HPV?

Não. Existem vários subtipos de HPV, alguns com uma grande possibilidade de desenvolver câncer (como o 16, 18, 31,33, 35, 39, 45, 46, 51 e 52). Os tipos chamados de 6 e 11 são os causadores das lesões verrucosas. Já o 16 e o 18 são os mais encontrados nas lesões cancerosas, sendo que o subtipo 18 é o mais agressivo.

4. Existe cura contra a infecção pelo HPV?

Alguns estudos demonstram que a infecção pelo HPV pode ser transitória , mas ainda não foi comprovado se o vírus pode ser eliminado do organismo.

5. A mulher apresenta sintomas que sugiram que esteja infectada pelo HPV?

Se ela não desenvolver lesões visíveis, a mulher pode não perceber que foi infectada pelo vírus HPV. Assim, o controle ginecológico anual torna-se de fundamental importância para a detecção precoce de lesões e aplicação do tratamento.

6. Qual o tratamento da infecção pelo HPV?

Como não se pode ter certeza de cura, ou seja, da eliminação do vírus, o tratamento destrutivo (com substâncias cáusticas, por exemplo), bem como a remoção cirúrgica das áreas acometidas e de suas imediações são a escolha ideal. A mulher deverá ser acompanhada periodicamente, afim de se detectar precocemente novas lesões.

7. Como evitar a infecção pelo HPV?

Mulheres que possuem apenas um parceiro e que usam métodos de barreira (camisinha), tem uma menor chance de se contaminar com o HPV. Estudos demonstram que mulheres que iniciaram as relações sexuais precocemente, possuíam múltiplos parceiros ou possuíam parceiros com grande número de parceiras, apresentaram uma maior incidência da infecção pelo HPV. Vacinas estão sendo pesquisadas para a prevenção da doença. Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-la acerca desta condição. 

Fonte:

PEREIRA, A. K. Doenças Sexualmente Transmissíveis in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, Editora: Coopmed, Belo Horizonte, 2001.

FILHO, A. L. S.; GONÇALVES, S. C.; CAMARGOS, A. F. Câncer de colo uterino. In: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, editora: Coopmed, BH, 2001.