Folhetos de saúde

Dor de cabeça na Mulher

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é cefaléia?

Cefaléia é o termo técnico para dor de cabeça. Quando falamos em cefaléia, estamos falando de todas as dores de cabeça que há (sim, existem muitos tipos): enxaqueca (também chamada de migrânea), cefaléia tensional, cefaléia cervicogênica (causada por problemas de coluna), cefaléia em pontada, cefaléia secundária à sinusite, etc.

Quem pode ter cefaléia?

Grandes estudos mostram que a cefaléia tipo tensional é a mais comum (acomete 78% da população), seguida da enxaqueca, com 16%. A enxaqueca ocorre predominantemente no sexo feminino em todos os estudos, com uma proporção de 2 a 3 mulheres para cada homem.

Por que as mulheres sofrem mais com enxaqueca que os homens?

As razões para essa preponderância da enxaqueca na mulher ainda não são bem compreendidas, mas suspeita-se de alguma relação com os hormônios femininos. A influência dos hormônios femininos pode ser mais importante na enxaqueca do que na cefaléia do tipo tensional. Alguns estudiosos acreditam que um registro de mais casos de cefaléia no sexo feminino pode também ser devido à utilização mais freqüente dos serviços de saúde pelas mulheres.

Quais as particularidades da cefaléia na mulher?

Sabe-se que a ocorrência da cefaléia nas mulheres aumenta durante o período fértil, reduzindo-se após a menopausa. Entretanto, o maior número de enxaquecas na mulher não pode ser exclusivamente relacionada ao período fértil, já que as diferenças entre os sexos persistem na terceira idade.

A idade tem alguma influência nas cefaléias?

Sim.  Até os 11 anos não se observa diferença no número de casos de enxaqueca entre os sexos. É depois dessa idade que a diferença surge. A idade mais comum de início da enxaqueca é de 20 a 40 anos de vida, sendo pouco comum se observarem casos novos após os 50 anos.

Existe algum tipo de cefaléia que é exclusivo das mulheres?

Uma das cefaléias mais importantes na mulher é a enxaqueca menstrual, ou seja, a enxaqueca que ocorre antes, durante ou imediatamente depois da menstruação. Sabe-se que esse tipo de cefaléia tem sido reconhecida desde a Antiguidade, provavelmente desde os tempos de Hipócrates (considerado o pai da Medicina).

Sei que os hormônios femininos podem influenciar as cefaléias. Como isso fica evidente?

A enxaqueca na mulher depende com certa freqüência da variação dos níveis hormonais e várias evidências apontam nessa direção: aparecimento comum da enxaqueca a partir da primeira menstruação, exacerbação das cefaléias com uso de anticoncepcionais, mudanças súbitas dos sintomas a partir do 2°trimestre gestacional, aparecimento rápido da enxaqueca após o parto (quando ocorre a queda rápida dos estrogênios), ocorrência da menstruação como gatilho de crises de enxaqueca, desaparecimento comum da enxaqueca após a menopausa e seu reaparecimento com a terapia de reposição hormonal.

Existe tratamento para a enxaqueca?

Sim. As cefaléias nas mulheres já apresentam tratamento especializado. O tratamento terá algumas diferenças se a cefaléia estiver ou não relacionada à menstruação. Sempre com orientação médica, o tratamento inicial das mulheres que apresentam enxaqueca incluem medidas como relaxamento identificação e eliminação de fatores desencadeantes, uso de medicações preventivas e sintomáticas.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)