Folhetos de saúde

Síndrome das Pernas Inquietas

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a Síndrome das Pernas Inquietas?

São movimentos rítmicos, repetidos e estereotipados de pernas, associados ao sono, ocasionados por contrações musculares tipo extensão do dedão do pé, dorsiflexão do tornozelo ou graus variáveis de flexão e extensão do joelho ou do quadril. A contração muscular recorre a intervalos regulares de 10 a 120 segundos.

Quais as causas da Síndrome das Pernas Inquietas?

Aproximadamente metade dos casos é de origem familiar. As manifestações clínicas subjetivas, ou seja, inerentes ao indivíduo, podem retardar o início do sono, interrompê-lo, ou então, abreviar a sua duração.

Quem pode ter esse problema?

A incidência destes movimentos periódicos aumenta com a idade e com a presença de doença metabólica ou neurológica. Podem causar insônia ou sonolência excessiva durante o dia ou podem passar assintomáticos para o paciente. Com freqüência os movimentos acompanham a síndrome de apnéia do sono e podem ser o primeiro sinal que conduz o paciente ou seu cônjuge a solicitar intervenção médica.

Quais os sintomas da Síndrome das Pernas Inquietas?

Os sintomas consistem em sensações desagradáveis nas pernas, sobretudo região da panturrilha (batata da perna) e um impulso a mover estes membros, levando a movimentos não coordenados, descontrolados, marcar passo ou esfregar as pernas para aliviar temporariamente o desconforto.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da síndrome é atualmente baseado na história fornecida pelo paciente. Nenhum exame complementar ou teste de laboratório costuma ser necessário ou útil para fornecer um diagnóstico mais acurado.

Como normalmente é feito o tratamento?

O tratamento da síndrome das pernas inquietas apresenta diversas controvérsias devido ao desconhecimento de sua causa. Apenas um médico com experiência no assunto está apto a orientar uma pessoa portadora dessa condição. Em caso de duvidas, consulte sempre seu medico.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)