Folhetos de saúde

Polissonografia

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a polissonografia?

A polissonografia é um exame que avalia o padrão de sono habitual das pessoas. O exame consiste no registro de atividades fisiológicas (e eventualmente patológicas) do organismo durante a noite, a fim de registrar os estágios e os ciclos de sono.

Quais elementos constituem a polissonografia?

São vários. Eles incluem: atividade elétrica cerebral (eletroencefalograma), movimento dos olhos (eletro-oculograma), atividade de diversos músculos (eletromiograma), batimentos cardíacos (eletrocardiograma), respiração, ronco e posição do corpo na cama (normalmente monitorados por microfones e uma câmera de infra-vermelho que permite visualizar o paciente dormindo, mesmo no escuro).

Como é feito o exame?

Esse exame é feito por meio de eletrodos e sensores que são colocados na superfície da pele, normalmente com fita adesiva especialmente desenvolvida para não causar alergias. São utilizados aparelhos computadorizados que permitem o preciso armazenamento de dados e a posterior análise do sono.

Por que o exame é realizado à noite?

Para que o sono estudado seja o mais próximo possível do sono que o individuo apresenta, o exame é realizado à noite, horário em que a maioria das pessoas costuma dormir.

Quanto tempo dura o exame?

Normalmente a polissonografia dura o tempo em que o indivíduo permanecer dormindo, o que significa, em média, 8 horas. Algumas pessoas dormem mais ou menos do que isso, razão pela qual um determinado exame poderá durar mais ou menos tempo.

Existe algum cuidado ou preparo que deva ser feito antes do exame?

Sim. Algumas recomendações, como evitar café, refrigerantes e bebidas alcoólicas antes do exame, e trazer roupa confortável para dormir, podem ajudar à execução mais fácil e confortável do procedimento.

Existe alguma contra-indicação à realização da polissonografia?

Pode-se dizer que, de uma forma geral o exame não tem contra-indicações. A polissonografia é um exame simples, realizado há várias décadas ao redor do mundo e há mais de 20 anos no Brasil. O exame é realizado até mesmo em recém-nascidos e pessoas com necessidades especiais. Não existe dor e os riscos são virtualmente inexistentes, bastando estarem os equipamentos sob manutenção adequada.

Em que a polissonografia pode ajudar uma pessoa com insônia?

Muitas pessoas descobrem, através desse exame, sintomas de deficiência do sono que desconheciam. Normalmente medidas simples de tratamento são  suficientes para a cura e uma melhor qualidade de vida.

Fonte: J. Christian Gillin et al - 15.1Chapter 1..19: Basic Science of Sleep in Kaplan and Sadok’s Comprehensive Textbook of Psychiatry, 7th edition.