Folhetos de saúde

Os perigos da insônia

© Equipe Editorial Bibliomed

Mais do que a sensação de cansaço e o desconforto físico e mental de uma noite mal dormida, a insônia trás perigos que muitas vezes nós subestimamos.

Acidentes no trânsito

Muitos de nós já ouvimos relatos ou mesmo vivenciamos a experiência de dormir ao volante. Esta é uma causa comum de acidentes, especialmente em estradas e à noite, e que afeta tanto motoristas comuns quanto os profissionais. A sonolência ao volante não deve ser subestimada. Ao sentir sono enquanto dirige, uma pessoa deve estacionar o veículo em segurança e passar a direção a um outro condutor habilitado e descansado. Se não houver outra alternativa, vá a algum local (uma pousada ou mesmo um posto de gasolina) e durma. O único compromisso realmente inadiável que temos é com nossas vidas. Não adianta tentar driblar o sono com café, refrigerantes ou drogas (rebites): quem tem sono precisa dormir, mais nada.

Acidentes de trabalho

Pessoas cansadas e sonolentas comentem mais erros e ficam mais desatentas que alguém que esteja com o sono em dia. Isso fica claro em ambientes como escritórios ou fábricas, e um colega sonolento pode ser facilmente identificado por cometer muito mais erros que o comum. Em situações específicas, como na operação de máquinas pesadas ou de corte, por exemplo, uma noite mal dormida pode ser causa de graves acidentes. A chamada “falha humana” tem na sonolência uma das suas maiores aliadas.

Baixo rendimento

Uma pessoa sonolenta tem grandes chances de não executar seu trabalho de forma correta ou satisfatória. Como resultado, um baixo desempenho econômico tende a acompanhar a insônia. Não são raros os casos de repreensões e demissões no trabalho causadas pela sonolência excessiva de um funcionário. Toda a família acaba sentindo as conseqüências que se abate sobre o orçamento doméstico nessas situações.

Reprovação escolar

Há estudos que mostram que jovens e estudantes também são muito prejudicados pela falta de sono adequado. Há relatos bastante comuns de estudantes que simplesmente dormem durante as aulas, especialmente as do período matutino. Muitas notas baixas e casos de repetência escolar seriam menos dramáticos se uma boa noite fizesse parte da rotina escolar, como já fazem a pratica de exercícios físicos e a alimentação balanceada.

Doenças

Muitos estudos já conseguiram relacionar noites mal dormidas com uma variedade de doenças, desde pressão alta até transtornos psiquiátricos. Como um hábito saudável de vida, o sono de boa qualidade deve estar na agenda de qualquer pessoa, doente ou saudável, independentemente do uso ou não de medicamentos.

Lembre-se: se você sofre com sonolência durante o período em que fica acordado, é provável que tenha algum transtorno do sono. Procure orientação médica e lembre-se de sempre relatar a qualidade do seu sono durante as consultas de rotina.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)