Folhetos de saúde

Espondilite anquilosante juvenil: Diagnóstico

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é a espondilite anquilosante juvenil?

A espondilite anquilosante juvenil é uma doença inflamatória das articulações (juntas) periféricas, sacroilíacas e da coluna vertebral, bem como dos tendões, relacionada a uma possível origem genética.

2. Como é feito o diagnóstico da espondilite anquilosante juvenil?

O diagnóstico da espondilite anquilosante juvenil é feito a partir dos mesmos critérios para a doença em adultos, que são os seguintes:

  1. Dor na região da coluna lombar;
  2. Limitação dos movimentos da coluna lombar;
  3. Limitação da expansibilidade do tórax.

Além desses aspectos, é necessária a presença de algumas alterações radiológicas, como a presença de esclerose e anquilose da articulação sacroilíaca bilateralmente associadas a um ou mais critérios clínicos acima, ou o comprometimento de apenas um lado dessa articulação associado aos itens 1 e 3 expostos anteriormente.

3. Qual a dificuldade em se fazer o diagnóstico de espondilite anquilosante juvenil?

O diagnóstico da espondilite anquilosante juvenil é difícil de ser feito porque as alterações radiológicas citadas acima só aparecem tardiamente, tornado a interpretação dos exames de imagens complexa durante o crescimento da criança. Isso faz com que o diagnóstico somente seja dado após algum tempo de evolução da doença.

4. Quais os diagnósticos diferenciais que devem ser feitos?

Frente a um quadro sugestivo de espondilite anquilosante juvenil deve se excluir a artrite reumatóide juvenil, bem como outras espondiloartropatias e doenças que podem ocasionar inflamação nos tendões ou que acometem preferencialmente a coluna vertebral (exemplo: hérnia de disco).

5. O que chama a atenção durante o exame clínico do paciente com espondilite anquilosante?

Ao exame clínico do paciente com espondilite anquilosante pode ser evidenciada dor à palpação e à compressão da região da pelve, bem como uma diminuição da mobilidade, que é dolorosa, da coluna lombar e sua retificação. O teste de Schöber (exame padronizado para crianças com idade superior a 10 anos que avalia a mobilidade da coluna) é sempre positivo.

6. Os exames de laboratório podem auxiliar no diagnóstico da espondilite anquilosante juvenil?

Normalmente não, pois apresentam alterações de pouco significado ou demonstram não são específicas da espondilite anquilosante juvenil.

Lembre-se: somente seu médico poderá orientá-lo acerca da melhor abordagem desta condição.

Fontes:

KISS,M.H.B. Espondiloartropatias in: MARCONDES, E.; VAZ, F.A.C.; RAMOS, J.L.A.; OKAY, Y. Pediatria Básica, 9°ed., Sarvier, S.P,2003: 807-810.

REIS,A .F.; SANTOS ,F.P.S.T.  Problemas reumatológicos mais comuns in: LEAO, E. MOTA, J.A .C.; CORRÊA, E.J.; VINA, M.B. Pediatria Ambulatorial. 4°ed., editora: Coopmed, BH, 2005: 921-936.