Folhetos de saúde

Vacinações

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são as vacinas?

As vacinas são um meio de imunização artificial e ativo. Define-se como imunização a aquisição ou produção de elementos de defesa pelo organismo, capazes de protegê-lo contra diversas doenças.

Uma imunização é ativa quando o próprio organismo é quem produz esses elementos de defesa (conhecidos como anticorpos). Em contrapartida, a imunização passiva é aquela na qual os anticorpos são oferecidos já prontos para o organismo, como ocorre no uso de alguns soros (ex: soro antiofídico usado após picada de cobra).

A imunização artificial é aquela na qual o estímulo para a produção dos elementos de defesa é realizado por uma substância produzida em laboratório, como ocorre com as vacinas. O outro tipo de imunização que antagoniza a artificial é a imunização natural, na qual o estímulo para a produção dos anticorpos advém do contato direto com o agente causador da doença, sem que este tenha sofrido qualquer modificação em laboratório.

Qual a sua importância?

As vacinações, desde o início do seu uso, representaram um dos maiores avanços em saúde coletiva. Possibilitaram o controle de um grande número de doenças, algumas de caráter endêmico (doenças muito comuns em um dado local, que afetam uma parcela importante da população). Graças à vacina contra a varíola, essa doença foi erradicada do planeta.

As vacinas, ao protegerem o indivíduo contra as doenças, reduzem o número de casos graves e que precisariam de hospitalização, melhoram a qualidade de vida do indivíduo e representam um custo muito menor do que o que seria dispendido com o tratamento das doenças a que protegem.

De que são compostas?

As vacinas são compostas pelo próprio agente causador da doença, porém modificado laboratorialmente a ponto de ser incapaz de produzir a doença no indivíduo sadio. Algumas vacinas contêm alguma partícula ou substância produzida pelo agente causador da doença, ao invés do agente em si.

Quando devem ser aplicadas?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que as vacinas sejam aplicadas seguindo um calendário pré-estabelecido, podendo haver algumas mudanças na época de aplicação de determinadas vacinas conforme particularidades regionais.

O calendário proposto é o que segue abaixo:

Idade Vacinas

A partir do nascimento

BCG + hepatite B

2 meses

Hepatite B + pólio + tetravalente

4 meses

Pólio + tetravalente

6 meses

Hepatite B + pólio + tetravalente

9 meses

Febre amarela

12 meses

Triviral

15 meses

Pólio + DTP (tríplice bacteriana)

A partir dos 5 anos

Pólio + DTP

A partir dos 10 anos

BCG

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho.

Fonte:

Ribeiro JGL. Vacinações. In: Leão E, Corrêa EJ, Viana MB, Mota JAC. PEDIATRIA AMBULATORIAL, 4a edição. Coopmed Editora Médica, Belo Horizonte - MG, 2005: 115 – 124.