Folhetos de saúde

Pneumonia na Criança

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A pneumonia é definida como um processo inflamatório do pulmão, sendo usualmente causada por um agente infeccioso.

Essa doença se reveste de grande importância, pois é responsável por um elevado número de mortes em crianças. Porém, felizmente, quando é detectada nas fases iniciais e adequadamente tratada, evolui na imensa maioria dos casos para a cura completa, sem seqüelas.

Quais as causas mais comuns?

Conforme já foi dito, a maioria dos casos de pneumonia tem causa infecciosa, ou seja, algum germe atinge o pulmão e faz com que o organismo inicie uma resposta inflamatória com a intenção de matar esse germe e restituir a função pulmonar normal.

A forma como esse germe atinge o pulmão é variável; entretanto, a mais freqüente é pelas vias respiratórias. Assim, a criança que inicialmente tem um quadro de infecção das vias aéreas superiores, por uma série de fatores que reduzem as defesas locais, passa a apresentar sintomas mais graves que caracterizam a pneumonia.

O germe causador da pneumonia comumente é um vírus ou uma bactéria. As pneumonias causadas por vírus predominam nas crianças até cerca de 5 a 6 anos de idade, excetuando-se o primeiro mês de vida. Após os 6 anos de idade nota-se maior freqüência das pneumonias bacterianas.

Como se identifica?

Conforme a causa, a pneumonia pode ter diferentes apresentações clínicas. Também interfere nos sintomas a idade da criança e seu estado de saúde prévio à infecção pulmonar.

De um modo geral, a criança com pneumonia apresenta febre de intensidade variável, dificuldade para respirar, mal estar, tosse com catarro, redução do apetite, irritabilidade, dentre outros sintomas. Vale ressaltar que quanto mais nova a criança, mais inespecíficos são os sintomas.

Geralmente as pneumonias causadas por bactérias são mais graves que as causadas por vírus, porém isso nem sempre ocorre.

Para um adequado diagnóstico, o pediatra além de associar todos os sintomas apresentados pela criança e relatados pelos pais, pode solicitar alguns exames no sangue e exames de imagem (usualmente a radiografia de tórax) para confirmar a infecção pulmonar e tomar as medidas adequadas para o caso.

Qual o tratamento?

O tratamento da pneumonia depende novamente do agente causador. As pneumonias bacterianas são tratadas com antibióticos capazes de matar a bactéria responsável pela infecção.

As pneumonias virais usualmente não são tratadas com medicamentos específicos, mas apenas com medicação sintomática, tal como os antitérmicos.

Os casos mais graves e aqueles que afetam crianças muito pequenas geralmente são tratados no hospital, onde a criança tem à disposição mais recursos necessários para que se obtenha a cura.

Assim, é importante que os pais procurem o pediatra o mais rapidamente possível quando perceberem qualquer sinal de alerta, pois quanto mais rápido o diagnóstico e o tratamento, menor a chance de seqüelas.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Alvim CG, Dias LS, Magalhães MEN. Pneumonia na infância. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte - MG, 2003: 185 – 191.