Folhetos de saúde

Faringoamigdalite

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A faringoamigdalite é um processo inflamatório de estruturas que compõem as vias aéreas superiores, mais especificamente a faringe e as amígdalas.

Essa inflamação é usualmente causada por infecção viral (cerca de 90% dos casos), porém outros agentes como as bactérias podem ser os responsáveis pelo quadro.

A infecção viral é mais comum em crianças com idade menor que 3 anos, enquanto nas crianças mais velhas a possibilidade de infecção bacteriana aumenta.

Como se transmite?

O principal meio de adquirir a infecção é pelo contato com o indivíduo doente, uma vez que este elimina no ar pequenas partículas contendo os agentes causais. Quando a pessoa sadia entra em contato com essas partículas passa a ser colonizada pelos agentes, os quais podem conseguir vencer as barreiras naturais de defesa do organismo e crescerem a ponto de desencadear um processo inflamatório.

O contato com objetos tocados pelo indivíduo doente também pode ser uma fonte potencial de transmissão, pois o hábito de coçar o nariz ou colocar a mão na frente da boca ao tossir faz com que os agentes causadores sejam conduzidos pela mão contaminada até copos, talheres, pratos ou outros objetos de uso pessoal e coletivo.

Quando suspeitar?

Dependo do agente causador podem-se ter sintomas variáveis. As infecções virais usualmente são mais leves, e cursam com febre baixa ou até mesmo ausente, pouca dor de garganta, mal estar leve.

As infecções bacterianas são mais intensas, pois o doente apresenta tipicamente febre alta e calafrios, dor de garganta intensa, dor no corpo, mal estar, dificuldade para engolir, dor na barriga e vômitos.

Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico da faringoamigdalite é feito pelo exame das vias aéreas superiores, a qual demonstra alterações típicas de um processo inflamatório. Assim, a criança que apresenta os sintomas acima citados deve ser conduzida a um pediatra, o qual está capacitado em realizar o diagnóstico e instituir o tratamento adequado.

Raramente é necessária a solicitação de exames complementares. Esses devem ser pedidos apenas nos casos mais graves, com evolução atípica ou perante dúvida diagnóstica.

Como se trata?

A faringoamigdalite viral é um quadro autolimitado, devendo ser tratada com medicamentos que atenuam os sintomas. Comumente são prescritos analgésicos e antitérmicos.

As infecções bacterianas, além de receber terapia sintomática, são tratadas com o uso de antibióticos capazes de matar as bactérias causadoras do processo.

Os casos graves e atípicos devem receber atenção hospitalar, onde as condutas adequadas são tomadas conforme os diagnósticos firmados.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Alvim CG, Dias LS, Magalhães MEN. Infecções respiratórias agudas. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte - MG, 2003: 173 – 184.

 

Veja também