Folhetos de saúde

Diarréia aguda

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

A diarréia é uma anormalidade do funcionamento intestinal, caracterizada principalmente pelo aumento da quantidade de água nas fezes, as quais tomam um aspecto liquido. Freqüentemente é acompanhada por aumento no número de evacuações e aumento no volume das fezes eliminadas.

A definição “aguda” é utilizada quando o quadro de diarréia dura até 14 dias. No entanto a grande maioria dos casos tem resolução completa com 7 a 10 dias de evolução, sem seqüelas tardias quando as medidas adequadas são tomadas no início da doença.

Qual a sua causa?

Na população infantil a causa mais comum de diarréia aguda é a infecção pelo rotavírus, a qual é mais freqüente em crianças menores que 5 anos de idade (sobretudo nas menores de 2 anos).
Outras causas de diarréia aguda em crianças são infecções bacterianas (ex: salmonela, shigela), outras infecções (ex: giardíase, verminoses), alergias e intolerâncias alimentares, má-absorção intestinal de nutrientes, excesso de alimentação, dentre outras.

Quais os principais sinais e sintomas?

Os principais sintomas são a alteração no padrão de evacuações e na consistência das fezes, os quais são prontamente notados pelo indivíduo doente. Comumente o quadro é associado a ânsia de vômitos, mal estar geral no corpo, vômitos, dor na barriga e ocasionalmente pode haver até febre.

O doente deve estar atento quanto a principal complicação da diarréia aguda, que é a desidratação. Esta se manifesta com sintomas inespecíficos, como mal estar, sonolência, cansaço fácil. Também ocorrem manifestações mais específicas, como sede intensa, boca seca, turvação visual, batedeira no peito, urina escura e em pequena quantidade.

Qual o tratamento?

O tratamento da diarréia aguda é centrado na prevenção da desidratação. O doente deve tomar líquidos em abundância, dando preferência à água filtrada e/ou fervida, chás, sucos naturais. Após cada episódio de eliminação de fezes líquidas o indivíduo com diarréia deve tomar o soro de reidratação oral, uma mistura de açúcar e sais minerais em quantidades balanceadas. Este soro tanto pode ser preparado em casa, usando água filtrada e/ou fervida acrescida de sal e açúcar em quantidades adequadas (existe uma medida específica que permite a adição da quantidade certa destes à água), como pode ser preparado com o acréscimo de uma mistura em pó dos sais de reidratação oral à água.

Os casos mais graves, com sintomas mais intensos ou atípicos, podem necessitar de internação hospitalar para controle adequado da doença e de suas potenciais complicações.

A alimentação do indivíduo não deve ser suspensa durante o quadro, devendo-se manter a dieta normal e habitual. Geralmente não são necessários medicamentos para suspender as eliminações de fezes líquidas, uma vez que a doença é autolimitada, e mediante o controle adequado da hidratação, obtém-se melhora dos sintomas sem seqüelas.

Lembre-se, somente o médico poderá orientar o tratamento de seu filho portador desta condição.

Fonte:

Oliveira RG. Diarréia e desidratação. In: Oliveira RG. Blackbook Pediatria, 3a ed. Black Book Editora LTDA, Belo Horizonte - MG, 2005: 315 – 322.