Folhetos de saúde

Dermatite de fraldas

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a dermatite de fraldas?

A dermatite de fraldas é um tipo de irritação da pele observada comumente em crianças pequenas que permanecem por períodos prolongados sob uso de fraldas ou outros tipos de cobertura da região genito-urinária.

O que causa a dermatite de fraldas?

A dermatite de fraldas é causada pelo contato prolongado da pele com a urina e as fezes retidas junto ao corpo pela fralda. Isso ocorre por que tanto a urina quanto as fezes contém substancias irritantes, como é o caso da uréia e das enzimas intestinais.

Como fica um bebê que tem dermatite de fraldas?

A criança com dermatite de fraldas normalmente apresenta eritema (vermelhidão) na pele, que se caracteriza por ficar restrito à região normalmente coberta pela fralda. Comumente pode ser observada descamação na pele afetada.

Como é feito o diagnóstico dessa doença?

O diagnóstico da dermatite de fraldas é essencialmente clínico. Isso significa que o médico geralmente não precisa pedir exames para certificar-se da sua suspeita.

Qual o tratamento para a dermatite de fraldas?

A principal medida terapêutica para a dermatite de fraldas consiste em interromper a exposição prolongada da pele aos agentes agressores, no caso a urina e as fezes. Isso pode ser feito deixando-se o bebê o maior tempo possível sem fraldas. Quando isso não é possível, pode ser interessante o uso de fraldas que contenham gel de rápida absorção, pois elas tendem a diminuir o contato do corpo com os excrementos. Outra medida eficaz (porém mais dispendiosa) consiste em trocar-se as fraldas tão logo elas tenham se sujado.

Qual o papel das pomadas no tratamento da dermatite de fraldas?

Muitas vezes as dermatites de fraldas irão exigir o uso de pomadas e outros tratamentos tópicos. Isso porque, não raramente, associam-se à dermatite infecções causadas por fungos e bactérias. Hoje já existem no mercado medicamentos tópicos, normalmente pomadas, que associam agentes para combater a irritação da pele e infecções causadas pelos fungos e bactérias. Apenas o médico está apto a indicar e escolher esse tipo de terapia.

Apenas os bebês podem adquirir a dermatite de fraldas?

Não. Adultos com incontinência urinária, que são obrigados a utilizar fraldas, também podem desenvolver quadro similar.

O que mais pode ser  feito para prevenir ou combater a dermatite de fraldas?

Além de trocar frequentemente as fraldas, é interessante realizar a higiene adequada da região perianal toda vez que a criança evacuar ou urinar. Essa higiene não consiste em uma limpeza “caprichada” com água e sabão, mas na remoção dos excrementos com o uso apenas de água, sem empregarem-se lenços ou algodão para friccionar a pele. Crianças que usam fraldas de pano estão menos propensas a desenvolver dermatite de fraldas, pois ao contrario dos plásticos, o tecido permite a evaporação dos líquidos e diminui a umidade local. É importante, entretanto, optar-se pelo uso de sabão neutro e evitar o emprego de alvejantes e amaciantes na lavagem das fraldas que não são descartáveis.

Fonte: Joseph G. Morelli, M.D. & William L. Weston, M.D. Chapter 14: SKIN, in Current Diagnosis and Therapeutics in Pediatrics.