Folhetos de saúde

Modalidades de tratamento na doença de Crohn

© Equipe Editorial Bibliomed

Por que existem muitas modalidades de tratamento na doença de Crohn?

Uma vez que os tratamentos hoje disponíveis para a doença de Crohn ainda não oferecem a cura, médicos e pacientes concentram esforços em aliviar os sintomas e em prevenir e tratar as complicações.

Como normalmente é iniciado o tratamento da doença de Crohn?

O tratamento da doença de Crohn é inicialmente clínico. Isso significa que antes de considerar a cirurgia, os médicos irão optar pela administração de remédios que visam controlar a doença sem necessidade de uma abordagem tão invasiva quanto uma cirurgia.

O que são os aminossalicilatos?

No Brasil, os principais e mais disponíveis (e inclusive custeados pelo Sistema Único de Saúde) são a sulfasalazina e a mesalazina. São medicamentos empregados como terapia inicial para a obter a remissão dos sintomas e também em casos selecionados, com o objetivo de prevenir a recidiva.

Quando são usados os corticosteróides?

Os corticosteróides são empregados nos casos com atividade moderada ou grave da doença. Costumam ser extremamente eficazes, porém só podem ser usados por curtos períodos de tempo devido a efeitos colaterais importantes (queda nas defesas do organismo, diabetes, osteoporose, entre outros).

O que são os imunossupressores?

São substâncias capazes de regular o sistema imunológico, controlando a força das suas reações no organismo. O mais utilizado é a azatioprina, que é empregada principalmente nos casos resistentes ao uso de corticóides ou onde eles são mal tolerados ou precisam ser suspensos.

Qual a utilidade dos antibióticos?

O metronidazol e o ciprofloxacino são antibióticos que, associados, são muito utilizados nos casos de doença com atividade moderada. Podem ser empregados de forma prolongada se ocorrerem boas respostas em pacientes com doença de localização anorretal.

Quando são usados os anticorpos?

Hoje a terapia com infliximab está indicada para os casos de fístulas abdominais ou anorretais quando não existe boa resposta aos tratamentos convencionais de corticoterapia/antibioticoterapia ou terapia de imunossupressão. São usados na ausência de obstrução e abscesso com resultados variáveis e quando a cirurgia não está considerada.

Quando é necessário operar?

O tratamento cirúrgico da doença de Crohn deve ser realizado em centros especializados e quando indicado está associado a excelentes resultados, beneficiando os pacientes. A ocorrência de complicações é a principal indicação do tratamento cirúrgico. São elas: obstrução,  perfuração, fistulas, sangramentos graves e os sintomas muito exuberantes (dor, emagrecimento, desnutrição, diarréia, anemia e infecção perineal).

Fonte: Kenneth R. MacQuaid, MD – Chapter 14: Alimentary Tract in Current Medical Diagnosis and Treatment 2003.