Folhetos de saúde

Artrite reumatóide – epidemiologia e fisiopatologia

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é uma doença difusa do organismo, pautada principalmente por um processo inflamatório articular e das estruturas ao redor das juntas.

Trata-se de distúrbio crônico, com longo período de evolução, caracterizado por fases de piora dos sintomas e da inflamação, intercaladas por períodos de acalmia e de redução das manifestações clínicas.

Qual a sua epidemiologia?

A epidemiologia é a ciência que estuda a distribuição e os determinantes dos danos à saúde. Dessa forma, é ferramenta essencial no diagnóstico de diversas doenças, bem como auxilia na suspeição de inúmeros distúrbios da saúde.

A artrite reumatóide é um distúrbio relativamente comum, uma vez que os estudos epidemiológicos mostram que cerca de 1% da população é portadora deste quadro. Acredita-se que a freqüência da doença é maior em moradores das cidades em relação aos moradores das zonas rurais.

A artrite reumatóide pode se manifestar em qualquer idade, porém é mais comum que os sintomas apareçam na faixa dos 30 aos 50 anos para a doença do adulto. Os estudos epidemiológicos atuais revelam um aumento do número de casos da doença em pessoas até a sétima década de vida. Os parentes de primeiro grau de indivíduos com artrite reumatóide têm maior chance de desenvolver a doença em relação à população geral.

O distúrbio afeta ambos os sexos, porém há predomínio de doentes do sexo feminino em relação aos homens, na proporção de 2 a 4 para 1.

As referências epidemiológicas mais antigas acerca das incapacidades geradas pelas doenças reumáticas mostram que estas ocupam a terceira posição entre as enfermidades que levam à aposentadoria por invalidez, sendo superada apenas pelas doenças cardiovasculares e pelos transtornos mentais.

Dentre as doenças reumáticas, a artrite reumatóide ocupa a segunda colocação entre as causas de invalidez, sendo superada apenas pelas osteoartrites periféricas e da coluna vertebral.

Qual a sua fisiopatologia?

Fisiopatologia é o estudo das alterações produzidas pelas doenças nos mecanismos normais de funcionamento dos diversos órgãos e sistemas.

As alterações fisiopatológicas principais produzidas pela artrite reumatóide são a inflamação da articulação e das estruturas em torno destas (tendões, ligamentos, cápsula articular, cartilagens).

Com isso há um progressivo desgaste articular, com posterior deformação e fusão das articulações, que se traduz clinicamente por rigidez articular e restrições na movimentação normal.

Fonte:

Carvalho MAP. Artrite reumatóide. In: Moreira C, Carvalho MAP. Noções práticas de reumatologia, volume II. Livraria e Editora Health, BH-MG, 1996: 417 – 434.