Folhetos de saúde

Novas descobertas sobre a genética da artrite reumatóide

© Equipe Editorial Bibliomed

Como definir a artrite reumatóide?

A artrite é uma doença inflamatória que agride predominantemente as articulações – mãos, punhos, cotovelos, ombros, pés, tornozelos, joelhos – e que pode também afetar órgãos como coração, pulmão, rins, olhos e vasos sanguíneos. O paciente pode apresentar deformidades articulares e a evolução grave determina incapacitação.

Quem pode ter artrite reumatóide?

Geralmente a artrite reumatóide manifesta-se depois dos 30 anos de idade, predominantemente em mulheres, embora não seja tão incomum em crianças e idosos.
Estima-se que a artrite reumatóide atinja 1% da população no Brasil, o que significa aproximadamente 1,8 milhão de doentes.

Quais são as causas de artrite reumatóide?

As causas da artrite reumatóide ainda não são conhecidas. Sabe-se que é uma doença auto-imune, com possibilidade de controle, mas não de cura, e que resulta de um processo inflamatório.

Para que servem as pesquisas sobre os genes da artrite reumatóide?

Muitas pesquisas buscam  sinais genéticos ou biológicos que permitem identificar grupos de pessoas mais suscetíveis à doença, ou grupos nas quais ela tem grandes chances de se tornar  muito agressiva. No Brasil, existem grupos de pesquisa que tentam identificar esses sinais no contexto da nossa grande miscigenação de raças.

Como os genes interferem na evolução da doença?

Moléculas denominadas HLA (antígeno leucocitário humano) são os marcadores genéticos da artrite reumatóide. Essas moléculas são altamente variáveis, e alguns dos seus subtipos, como o HLA-DR4 ou o HLA-DR1 são mais comuns em alguns grupos de pessoas com artrite. Hoje já se sabe que a variedade DR4 é mais comum em pessoas com doença agressiva.

Quais as implicações práticas desses estudos?

Este conhecimento permite escolher o tratamento a partir do prognóstico. Significa que se o paciente apresentar os subtipos associados à gravidade, espera-se nele uma evolução mais grave da moléstia, e pode-se optar por um tratamento mais agressivo já na fase inicial da doença. Da mesma forma, saberemos que o paciente com outros subtipos poderá receber uma medicação mais leve.

O estudo dos genes pode levar à cura da artrite reumatóide?

A doença não tem cura, mas há pessoas nas quais se consegue excelente controle da doença, sendo inclusive possível suspender a medicação depois de um período de tratamento em sucedido. Antes de qualquer atitude, é muito importante conversar com seu médico e esclarecer todas as dúvidas que puderem existir.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)