Folhetos de saúde

Osteoartrite X Artrite Reumatóide

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são artrites?

O termo artrite se refere à inflamação nas articulações ou juntas do corpo humano. As juntas são superfícies onde há o contato entre dois ou mais ossos, possibilitando assim a mobilidade do esqueleto humano. São estruturas muito complexas devido aos seus diversos componentes e sua interação entre os mesmos. Existem vários tipos de artrites, que são causadas por diversos fatores e doenças.

Como as diversas artrites podem ser diferentes?

Costuma-se diferenciar, a princípio, as artrites relacionadas com sintomas sistêmicos (como febre, sinais inflamatórios, anemia, etc.) daquelas cujas manifestações se restringem às articulações envolvidas. Dentre essas últimas está a osteoartrite, também chamada de osteoartrose ou artrose. É o tipo de artrite mais comum, afetando milhões de pessoas no planeta.

Quem pode ter osteoartrite?

Segundo dados dos EUA, a forma que acomete o joelho está presente em cerca de 6% dos adultos acima de 30 anos de idade e a forma que acomete o quadril em 3%. É uma doença que aumenta com a idade. Antes dos 50 anos de idade, a ocorrência de osteoartrite na maioria das articulações é maior nos homens do que nas mulheres. Após os 50 anos, as mulheres lideram, especialmente nas articulações das mãos, pés e joelhos. Na maioria dos estudos, as articulações do quadril são mais acometidas nos homens.

Quais as conseqüências dessa doença?

Devido à debilidade freqüente do joelho e quadril, é a doença que mais atrapalha o caminhar e subir escadas. É também a maior causa de colocação de próteses de joelho e quadril. Devido ao aumento da expectativa de vida da população como um todo e ao início da doença ainda na meia-idade, ela causa uma grande diminuição de força produtiva de trabalho e um aumento de aposentadorias precoces. Estimativas norte-americanas sugerem que o gasto com artrites (incluindo a osteoartrite) chegue a 2% do PIB daquele país.

O que ocorre com as articulações na osteoartrite?

Sabe-se até o momento que há uma degeneração progressiva da cartilagem articular (estrutura que une os ossos) com alterações nos ossos que estão sob a mesma, que se tornam mais rígidos e formam espículas. Há também, alteração dos músculos e ligamentos que estabilizam a articulação, que se tornam inflamados e mais fracos.

O que causa a osteoartrite?

Há dúvidas se a osteoartrite é uma doença específica ou se é o resultado de várias doenças. Traumas mecânicos podem levar a osteoartrite, mas somente naquelas pessoas geneticamente predispostas.

Como a osteoartrite se diferencia da artrite reumatóide?

A artrite reumatóide é uma doença que pode cursar com sintomas sistêmicos e que se caracteriza por um processo inflamatório auto-imune. Embora muitos dos sintomas se sobreponham, muitas diferenças fazem com que essas doenças sejam duas entidades distintas, com manifestações e tratamentos diferentes.

O que mais diferencia a artrite reumatóide da osteoartrite?

A artrite reumatóide normalmente afeta articulações diferentes da artrite óssea. Além disso, na artrite reumatóide o sistema imunológico está anormalmente ativado, sendo responsável por grande parte das lesões articulares. Testes diagnósticos que são capazes de inferir atividade auto-imune também mostram resultados diferentes em uma e outra doença

LEMBRE-SE: EM CASO DE DÚVIDA CONSULTE SEU MÉDICO E DISCUTA AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO PARA SEU CASO, DE MANEIRA INDIVIDUAL.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)