Folhetos de saúde

Distúrbio de personalidade passivo-agressiva

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

Os denominados distúrbios de personalidade são padrões de comportamento do indivíduo, usualmente mal adaptados, e não relacionados ao meio ou papel cultural de onde vive. São mais comumente denominados traços de personalidade, porém esses traços são inflexíveis e constantes em todas as atividades e relacionamentos da pessoa.

O distúrbio de personalidade passivo-agressiva caracteriza-se pelo constante imposição de obstáculos pelo indivíduo acometido, quando da realização de diversas atividades cotidianas, em casa ou no trabalho. É comum o doente realizar adiamentos, não obedecer teimosamente às regras vigentes, e ser ineficiente nos seus intentos e atribuições.

Acredita-se que a origem dos sintomas possa estar relacionada a um comportamento aprendido e modelado pelos pais do indivíduo.

Como se detecta?

O diagnóstico do distúrbio é realizado clinicamente, através do relato dos sintomas do paciente ao profissional capacitado para identificar a doença.

É comum que a pessoa portadora do transtorno apresente um padrão difuso de resistência inconsciente e involuntária às demandas de um desempenho social e ocupacional adequados. Os sintomas freqüentemente têm início na vida adulta, estando presentes nas mais variadas situações.

Quais são as manifestações?

As manifestações mais comuns incluem:

A – adiamento constante de coisas que precisam de resolução rápida, de forma que não se consegue cumprir os prazos e metas pré-estabelecidos;
B – mal-humor, irritação, aponto de iniciar uma discussão quando solicitado a realizar algo que não seja do seu interesse;
C – lentidão excessiva no trabalho ou má execução de tarefas que na realidade não demonstra interesse em fazer;
D – protesto injustificado quando lhe são feitas exigências aceitáveis;
E – evita obrigações, afirmando quase sempre não ter se lembrado do compromisso;
F – crê estar realizando um trabalho muito melhor do que realmente está sendo feito na realidade;
G – sentimento de indignação mediante sugestões úteis de outras pessoas relacionadas a como ele poderia obter melhor produtividade;
H – imposição de obstáculos aos esforços de outras pessoas, além de não realização de sua parte no trabalho coletivo;
I – faz críticas, ou até caçoa de pessoas em posição de autoridade, sem nenhuma razão lógica e plausível.

O diagnóstico do distúrbio é obtido quando estão presentes pelo menos cinco das características acima, nas diversas situações cotidianas do indivíduo.

Qual o tratamento?

Quando o paciente demonstra vontade de ser tratado, a psicoterapia de apoio mostra-se bastante útil. Todavia, um dos principais empecilhos ao tratamento é a oposição do indivíduo acometido à qualquer intervenção psiquiátrica.

Os casos mais graves podem se complicar com superposição de distúrbios depressivos ou abuso de álcool pelo doente.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

Kaplan HI, Sadock BJ. Distúrbios de personalidade. In: Kaplan HI, Sadock BJ. Manual de Psiquiatria Clínica. MEDSI Editora Médica e Científica Ltda, RJ, 1992: 211 – 230.