Folhetos de saúde

Distúrbio de personalidade dependente

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

Os denominados distúrbios de personalidade são padrões de comportamento do indivíduo, usualmente mal adaptados, e não relacionados ao meio ou papel cultural de onde vive. São mais comumente denominados traços de personalidade, porém esses traços são inflexíveis e constantes em todas as atividades e relacionamentos da pessoa.

O distúrbio de personalidade dependente caracteriza-se pela extrema submissão e dependência do indivíduo acometido, presente em diversas situações de vida, em casa e no trabalho.

É um transtorno de personalidade mais freqüente nas mulheres em relação aos homens, sendo relativamente comum no nosso meio. Associam-se potenciais fatores predisponentes, destacando-se a presença de doença física crônica, distúrbio de ansiedade ou de separação.

Alguns estudiosos acreditam que a origem do distúrbio possa estar relacionada com a perda dos pais no início da infância. No entanto, os sintomas costumam surgir na vida adulta.

Como se identifica?

A detecção do distúrbio de personalidade dependente é clínico, baseado nos sinais e sintomas apresentados pelo paciente e relatados ao seu médico.

Podem estar presentes as seguintes manifestações:

A – incapacidade de tomar decisões no dia-a-dia sem auxílio de outras pessoas, ou necessidade excessiva de ser reconfortado por outras pessoas;
B – permitir que outros tomem a maioria das decisões importantes;
C – concordar sempre com os outros indivíduos, mesmo quando tem convicção de que estão errados, devido ao medo da rejeição;
D – dificuldade de iniciar planejamentos ou realizar atividades por conta própria;
E – voluntariar-se para realizar algo que seja desagradável ou até mesmo humilhante, a fim de obter a aprovação e amizade de outras pessoas;
F – sensação de desconforto ou desamparo quando sozinho, a ponto de percorrer longas distâncias para não ficar só;
G – sensação de desamparo ao terminar relacionamentos íntimos;
H – preocupação constante com temores de ser abandonado;
I – desenvolve sentimentos de mágoa com facilidade quando é criticado ou desaprovado.

Diz-se que o indivíduo apresenta distúrbio de personalidade depende quando pelo menos cinco das manifestações acima estão presentes de forma marcante em diversos aspectos da vida deste.

Como é o tratamento?

O tratamento é baseado na psicoterapia, terapia comportamental ou terapia de grupo. É freqüente a associação de medicamentos com essas formas de tratamento.

A evolução do quadro é variável, porém merece tratamento adequado uma vez que em alguns casos pode evoluir à depressão. No entanto, com tratamento, mesmo diante dessa complicação, a evolução é bastante favorável.

O uso de medicamentos mostra-se mais útil para o controle de sintomas específicos, tal qual a ansiedade ou a depressão. Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

Kaplan HI, Sadock BJ. Distúrbios de personalidade. In: Kaplan HI, Sadock BJ. Manual de Psiquiatria Clínica. MEDSI Editora Médica e Científica Ltda, RJ, 1992: 211 – 230.