Folhetos de saúde

Dermatite de contato alérgica

Equipe Editorial Bibliomed

1) O que é a dermatite de contato alérgica?

A dermatite de contato alérgica trata-se de um tipo de alergia ocasionada pelo contato de alguma substância capaz de desencadear um processo alérgico com a pele, ou seja, capaz de ativar o sistema imunológico (de defesa) do organismo.

2) Quais os sintomas de uma dermatite de contato alérgica?

Normalmente, após a sensibilização (contato) por uma determinada substância, ocorrem os sintomas. Estes geralmente surgem de forma mais rápida a cada contato. No princípio, percebe-se o surgimento de um vermelhidão (eritema) e, posteriormente, o desenvolvimento de inchaço, formação de vesículas e secreção. Caso esse processo se cronifique, pode-se observar o surgimento de crostas.

3) Como é feito o diagnóstico da dermatite de contato alérgica?

O diagnóstico da dermatite de contato alérgica é baseado na história do aparecimento dos sintomas, no exame clínico, testes de contato e até mesmo por exames histopatológicos (biópsia da lesão/ pouco utilizada).

4) Qual o principal diagnóstico diferencial da dermatite de contato alérgica?

O diagnóstico diferencial da dermatite de contato alérgica deverá ser feito com a dermatite por irritação primária, ou seja, uma dermatite ocasionada por uma substância que pode levar a um dano ao tecido (pele, mucosa) diretamente quando exposto a ela, sem ativar o sistema imune. Um exemplo comum da dermatite por irritação primária é aquela observada nas donas de casa, devido ao uso de detergentes.

5) Qual o tipo de dermatite alérgica mais comum?

O tipo de dermatite alérgica mais comumente encontrado é a dermatite desencadeada por medicamentos. Entre as medicações capazes de ocasionar uma dermatite alérgica, citam-se:

• Os anti-histamínicos (como a prometazina);
• Alguns anestésicos locais (exemplo: procaína);
• Alguns antibióticos (como a neomicina, penicilina);
• Anti-sépticos;
• Substâncias que fazem parte da composição de alguma medicação (como a vaselina, polietilenoglicóis).

6) Como é feito o tratamento da dermatite de contato alérgica?

Em primeiro lugar, deve-se evitar o contato com as substâncias desencadeadoras dos sintomas.  Dependendo da gravidade e da extensão das manifestações, o tratamento poderá ser apenas local ou por via sistêmica. Os medicamentos geralmente empregados são compressas locais, banhos com substâncias secantes, corticóides, entre outros. Para mais informações e orientações, consulte sempre seu médico,

Fonte:

SAMPAIO, S.A.P.; RIVITI, E. A. Erupções eczematosas in: SAMPAIO, S.A.P.;RIVITI, E. A. Dermatologia. 2° ed, ARTES MÉDICAS,  São Paulo, 2001:603-619.