Folhetos de saúde

Alergia ao leite de vaca

@ Equipe Editorial Bibliomed

1) O que é a alergia ao leite de vaca?

A alergia ao leite de vaca é uma doença especificamente relacionada à proteína desse leite ou de seus derivados e, ocorre em aproximadamente 2,5% das crianças menores de 2 anos de idade.

2) Quais os sintomas da alergia ao leite de vaca?

Os sintomas da alergia ao leite de vaca normalmente iniciam-se logo após a ingestão desse alimento. Ocorrem vômitos, seguidos de palidez, inchaço dos lábios, língua, mucosas, urticárias, cólicas, diarréias (às vezes como sangue), podendo inclusive ocorrer anafilaxia (choque anafilático), que embora seja rara, pode ser até mesmo fatal.

3) Os sintomas da alergia ao leite de vaca ocorrem quando se ingere grandes quantidades de leite?

Não. Os sintomas podem ocorrer com a ingestão de pequenas quantidades de leite ou mesmo de produtos que possuem em sua composição esse alimento.

4) Intolerância à lactose é igual à alergia ao leite de vaca?

Não. A intolerância à lactose é decorrente da deficiência da lactase, uma enzima que degrada a lactose do leite, presente normalmente em nosso organismo.  O que se nota é que, com o passar do tempo, essa enzima diminui no corpo, e muitos indivíduos passam a não tolerar o leite.

5) Por quê os lactentes são mais predispostos a desenvolver a alergia ao leite de vaca?

Os lactentes são mais predispostos a desenvolver não somente alergia ao leite de vaca, mas a outros alimentos, devido à maior permeabilidade de seu trato intestinal, permitindo a entrada de proteínas estranhas no corpo, e maior imaturidade do sistema imune (sistema de defesa).

6) O leite materno protege a criança de desenvolver alergia ao leite de vaca?

Através do leite materno são passados fatores imunológicos, hormônios e substâncias que permitem uma maturação adequada do trato digestivo. Porém, se a criança for geneticamente predisposta, mesmo o leite de vaca ingerido pela mãe pode desencadear os sintomas em seu filho.

7) Como é feito o diagnóstico da alergia ao leite de vaca?

O diagnóstico da alergia ao leite de vaca baseia-se na história sugestiva, pela melhora do quadro com a retirada desse alimento da dieta e normalização dos exames laboratoriais, como a diminuição nos níveis corpóreos de uma imunoglobulina (IgE) específica para leite de vaca. Os  testes cutâneos geralmente são positivos.

8) O leite de cabra pode ser usado ao invés do leite de vaca nos casos de alergia a esse último?

Não. Diversos estudos mostram que quem tem alergia ao leite de vaca também terá ao leite de cabra devido a semelhança dos mesmos (aproximadamente 90%). Se um indivíduo que tem alergia ao leite de vaca não desenvolve alergia ao leite de cabra, provavelmente está com o diagnóstico errado, sendo necessárias novas investigações.

9) Existem produtos que podem substituir o leite de vaca?

Sim. A primeira escolha na substituição é o leite de soja. Nos casos em que ocorra também alergia à proteína da soja ou doenças que dificultam a absorção de nutrientes, deve-se optar pelo hidrolisado protéico extensivo, constituído de 50% de triglicérides e nenhuma lactose.

10) Uma pessoa com alergia ao leite de vaca poderá um dia ingeri-lo novamente?

A reintrodução do leite de vaca deverá ser feita após um ano de vida, quando provavelmente já não mais existe a alergia. Porém, isso deverá ser feito sob supervisão médica, com pequenas doses. Caso ocorram novamente os sintomas, esse alimento deverá ser suspenso, bem como seus derivados, e tentada a reintrodução anualmente. Consulte sempre seu médico.

Fontes:

FILHO, L.A.P. Diarréia Persistente in: LEAO, E. MOTA, J.A .C.; CORRÊA, E.J.; VINA, M.B. Pediatria Ambulatorial. 4°ed., editora: Coopmed, BH, 2005: 391-397.
De BOISSIEU D, MATARAZZO P, ROCCHIOLI F, DUPNT C (1997) Multiple food allergy: a possible diagnosis in breastfed infants. Acta paediatr 86: 1042-1046.
BARBIERI, D.; KODA, Y.K.L. (1986) Alergia alimentar, in: BARBIERI, D.; KODA, Y.K.L. Diarréia crônica na infância. São Paulo, Sarvier, p.111-30.