Folhetos de saúde

Cefaléia Tensional

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a cefaléia tensional?

A cefaléia tensional é o tipo mais freqüente de dor de cabeça. Cientistas acreditam que, no período de um ano, até 70% da população podem sofrer com a condição.

Quem pode sofrer com a cefaléia tensional?

A cefaléia tensional incide igualmente nos dois sexos, mas as mulheres são ligeiramente mais propensas a ser atingidas pela doença. O aparecimento da cefaléia tensional varia também  com a idade, sendo comum o primeiro episódio ocorrer entre os 30 e 40 anos.

Quais as características da cefaléia tensional?

A dor é geralmente descrita como sensação de peso ou pressão atingindo parte ou toda a cabeça, sendo que também chega algumas vezes também até a nuca. É bastante diferente da enxaqueca porque não é acompanhada nem de náuseas nem de vômitos. Costuma ser de fraca a moderada intensidade, não piora com o esforço físico e interfere pouco com as atividades do dia-a-dia.

Quais as causas da cefaléia tensional?

Na maior parte dos casos a cefaléa tensional é desencadeada por cansaço físico ou mental. Isso explica, pelo menos em parte, a razão pela qual ela costuma aparecer no período da tarde ou início da noite. Esse tipo de dor de cabeça responde bem aos analgésicos comuns e sua ocorrência é geralmente ocasional. Por esses motivos, as pessoas com cefaléia tensional procuram menos ajuda médica do que seria normalmente esperado em doenças que causam dor.

Isso significa que a cefaléia tensional é um problema pouco importante?

Não. Em algumas pessoas, principalmente nas mulheres, a cefaléia tensional pode aumentar a freqüência de aparecimento ao ponto de se tornar crônica. Consideramos que isso ocorreu quando se observam mais de 15 episódios em um mês. Nesses casos é comum o uso excessivo de analgésicos, que pode chegar a ser abusivo.

O que fazer diante de quadros como esse?

A cefaléia tensional crônica necessita de tratamento médico especializado. Como muitos pacientes abusam dos analgésicos, esses podem se mostrar cada vez menos eficazes, obrigando o paciente a usar doses cada vez maiores em freqüências crescentes. Por esse motivo, não é raro que pacientes que sofrem com cefaléia tensional apresentem outras doenças desencadeadas pelo abuso de medicações analgésicas.

Se os analgésicos passam a causar problemas e não aliviam mais a dor, o que pode ser feito?

Quando os pacientes atingem esse estágio de doença, somente o tratamento médico a base de medicação preventiva e a redução drástica do uso de analgésicos podem resolver o problema. Lembre-se sempre de consultar seu médico antes de tomar qualquer atitude com relação a sua doença. Somente ele está autorizado a diagnosticar sua doença e prescrever medicamentos para seu tratamento.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)