Folhetos de saúde

Câncer de mama

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que é câncer de mama?

O câncer de mama é um tumor maligno que ocorre nas mamas. Apesar de ser mais freqüentemente encontrado em mulheres, ele também pode ocorrer em homens. Corresponde à principal causa de morte no Brasil por câncer, entre as mulheres.

2. Quais os fatores de risco para desenvolver o câncer de mama?

Não existe uma causa única para o desenvolvimento do câncer de mama, mas podemos considerar três principais fatores:

Ser mulher; Ter mais de 50 anos; Ter parentes próximos (de primeiro grau) com história de câncer de mama.

3. É verdade que a amamentação protege contra o câncer de mama?

Existem evidências de que a amamentação diminua o risco de desenvolver o câncer de mama, principalmente se a mulher teve seu primeiro filho e o amamentou antes dos 30 anos de idade.

4. O que devo fazer para descobrir o câncer de mama precocemente?

Toda mulher deve ser responsável pelo cuidado com seu corpo, pois é ela quem primeiro pode perceber as alterações que nele ocorre. O auto – exame das mamas é de fundamental importância para a percepção de nódulos nos seios, além da avaliação periódica de seu ginecologista, com a solicitação de exames específicos. Assim, é possível detectar e tratar o câncer de mama mais precoce.

5. Todo câncer é palpável?

Não. Normalmente, só é possível palpar um nódulo quando este já tiver pelo menos 1 cm de diâmetro.

6. O que fazer se perceber um nódulo na mama?

Você deverá procurar seu ginecologista para avaliá-lo. Nem todo nódulo na mama é um câncer, mas todo nódulo palpável deverá ser investigado através da realização de exames mais específicos, como a ultra-sonografia, mamografia e a punção biópsia.

7. Quando devo fazer a primeira mamografia?

Como é importante descobrir o câncer de mama em seu princípio, toda mulher deve ser submetida à primeira mamografia aos 40 anos. Mesmo assim, qualquer alteração antes dessa idade deverá ser investigada.
Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-la na abordagem desta condição. 

Fonte:

CHAVES, I.G.; JÚNIOR, G.A. Câncer de mama in: CAMARGOS, A .F.; MELO, V.H. Ginecologia Ambulatorial, editora: Coopmed, BH, 2001.