Folhetos de saúde

Aleitamento materno

Aleitamento materno

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é?

O aleitamento materno é a oferta de leite do seio da mãe ao seu bebê. É chamado de exclusivo quando o bebê se alimenta apenas de leite humano, sem qualquer outra fonte de nutrientes.

O aleitamento materno tem importância tanto nutricional quanto na relação mãe-filho, uma vez que é um momento de contato íntimo da mãe com seu bebê, e é quando o bebê pode sentir o calor do corpo da mãe e tem toda a proteção e segurança que necessita.

Quais as vantagens do aleitamento materno?

O leite humano é o alimento mais completo para a criança recém-nascida e em crescimento, uma vez que contém em quantidades adequadas os nutrientes que o bebê precisa para crescer e se desenvolver de forma adequada.

São descritos mais de 200 constituintes do leite humano, que são divididos em proteínas, gorduras, açúcares, vitaminas, sais minerais, fatores de defesa, enzimas e hormônios. Além do aspecto nutricional, o leite humano contém na sua composição fatores de defesa para o bebê, o que lhe garante maior proteção contra doenças, como a diarréia e as infecções de vias respiratórias. O aleitamento materno também está associado a redução da mortalidade infantil, redução das internações hospitalares, redução de alergias e outras doenças, melhor desenvolvimento da criança.

Existem poucas contra-indicações à amamentação, sendo as mais comuns o desejo materno de não amamentar, as mães portadoras de doenças graves, usuárias de medicamentos incompatíveis com o aleitamento, mães com quadros psiquiátricos graves, mães portadoras de infecção pelo vírus HIV.

Até quando é recomendado?

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o aleitamento materno exclusivo para as crianças até os 6 meses de vida. O aleitamento materno deve ser mantido, em associação com a introdução de novos alimentos, até os 2 anos de idade.

Qual a melhor forma de amamentar?

A mãe deve receber orientações sobre a importância e a forma de amamentar desde o período de gravidez. A criança deve ter o seu corpo todo alinhado com o da mãe durante o aleitamento. Uma boa pega do seio é obtida quando o queixo da criança toca a mama da mãe, e o primeiro mantém a boca bem aberta, com o lábio inferior voltado para fora. O bebê deve sugar bem, com movimentos lentos, profundos e algumas pausas de vez em quando.

A mãe deve oferecer o seio ao bebê em livre demanda, ou seja, sempre que este manifestar fome. Usualmente uma mamada dura cerca de 15 a 20 minutos, sendo que é recomendo a nutriz alternar o seio oferecido em mamadas subseqüentes.

E quando a mãe está impossibilitada de amamentar?

Nessas situações, sob orientação do pediatra, a criança pode receber fórmulas lácteas específicas para sua idade. Essas fórmulas apresentam composição que tenta simular a quantidade de nutrientes presentes no leite humano.

Lembre-se, apenas seu medico poderá aconselhar em relação ao aleitamento materno.

Fonte:

Xavier CC, Moulin ZS. Aleitamento materno. In: Alves CRL, Viana MRA. SAÚDE DA FAMÍLIA: CUIDANDO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. Coopmed Editora Médica Belo Horizonte - MG, 2003: 75 – 84.