Folhetos de saúde

Doença de Crohn: uso de corticosteróides

 © Equipe Editorial Bibliomed

1. Em quais estágios da doença de Crohn os corticosteróides podem ser usados?

Os corticosteróides podem ser utilizados no tratamento das formas leve a moderada da doença de Crohn, bem como para induzir a remissão (a não manifestação) da doença.

2. Os corticosteróides podem ser associados a outros medicamentos para o tratamento da doença de Crohn?

Sim. Os corticosteróides podem ser associados a outros antiinflamatórios para o tratamento das formas moderada a grave da doença de Crohn.

3. Os corticosteróides apenas melhoram as manifestações da doença de Crohn que ocorrem no intestino?

Não. Manifestações da doença de Crohn que ocorrem fora do intestino (como lesões oculares, na pele e a artrite) também podem ter melhora com o uso dos corticosteróides.

4. Quando pode ser introduzido o tratamento com corticosteróides na doença de Crohn?

Os corticosteróides só poderão ser introduzidos no tratamento da doença de Crohn quando se tiver a certeza de que não exista nenhuma infecção no organismo.

5. Os corticosteróides podem ser utilizados no tratamento de manutenção da doença de Crohn?

Os corticosteróides não são eficazes na terapia de manutenção (quando a doença não está em atividade/ não há lesões) para evitar que a recorrência da doença e, portanto, não devem ser recomendados para essa finalidade. Para os pacientes que estão dependentes dos corticosteróides, ou seja, naqueles que ao reduzir a dose de corticosteróide há o retorno das lesões e sintomas, outras alternativas deverão ser analisadas, como a azatioprina e a sulfasalazina, por exemplo.

6. Como é feito o tratamento com os corticosteróides na doença de Crohn?

Os corticosteróides podem ser utilizados por via oral, preferencialmente, ou por via venosa. Esta última, usada naqueles pacientes que não toleram a medicação oral. 

7. Por quanto tempo é feito o tratamento com corticosteróides na doença de Crohn?

O tratamento com corticosteróides na doença de Crohn deve ser feito por breves períodos. As doses iniciais são altas, sendo reduzidas gradativamente.

8. Por quê os corticosteróides não podem ser utilizados por muito tempo no tratamento da doença de Crohn?

Os corticosteróides não são utilizados por muito tempo no tratamento da doença de Crohn devido não somente a sua baixa eficácia (pode haver a recorrência da doença mesmo durante o uso de corticosteróides e com a sua retirada), mas também devido aos efeitos colaterais que ocasionam.

Lembre-se, somente seu médico poderá aconselhá-lo na abordagem desta condição. 

Fonte:

PRAKASH, C. Doenças Gastrintestinais in: The Washington Manual of Terapeutics, 31°ed, Guanabara Koogan. RJ, 2005: 355-383.