Folhetos de saúde

Ansiedade e dores de cabeça

© Equipe Editorial Bibliomed

As dores de cabeça (que chamaremos a partir de agora de cefaléias) são sintomas comuns de várias doenças, desde as mais benignas e corriqueiras, como o resfriado, até quadros graves que necessitam de tratamento especializado. Sua relação com a ansiedade é grande, e veremos a seguir como esses dois problemas podem estar relacionados.

O que é ansiedade?
A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do Sistema Nervoso Central conseqüente da interpretação de uma situação de perigo.
Ela é parente próximo do medo e pode ser distinguida pelo fato de o medo ter um fator desencadeante real e palpável enquanto na ansiedade o fator de estímulo teria características mais subjetivas.

O que são cefaléias?

Cefaléia é o nome técnico para a popular dor de cabeça. Elas podem manifestar-se de muitas formas e intensidades, sendo que suas características ajudam o médico a entender o que pode estar por traz de um episódio de dor. Normalmente a cefaléia não é um problema em si, mas o sinal de um outro problema. Entretanto, existe uma doença que é caracterizada essencialmente pela presença de cefaléias, mas com um padrão de freqüência e intensidade bem descrito: a enxaqueca.

Quais são os tipos mais comuns de cefaléia?

As cefaléias podem acometer a parte da frente, dos lados, a parte de trás ou toda a cabeça. Não é incomum que algumas cefaléias se irradiem para a nuca e os ombros. Também pode ser mais intensa de um lado do que de outro, ou ter um padrão latejante ou em opressão contínua. Muitas pessoas relatam dores em pontada, enquanto outras tem dificuldades para descrever o que sentem.

Como a ansiedade e a cefaléia se relacionam?

Muitas pessoas ansiosas, ou mesmo pessoas comuns em momentos de ansiedade excessiva podem somatizar (o que significa apontar no corpo um sintoma psíquico) um quadro psicológico. Isso significa que desconfortos emocionais serão interpretados pelo cérebro como um evento físico, que será muitas vezes bem localizado e descrito. Em situações de ansiedade, uma das somatizações mais comuns é sem duvida a cefaléia.

Somatizar um sintoma é o mesmo que mentir sobre a saúde só para chamar a atenção das pessoas?

Embora muitas pessoas valorizem esse conceito, ele definitivamente está errado. A cefaléia de uma pessoa ansiosa de fato existe, não é uma invenção. O termo somatização não significa que existe a vontade ou intenção de ter um problema, apenas que aquele problema teve a contribuição do psiquismo em sua gênese.

Quais as cefaléias mais comumente associadas à ansiedade?

Sem duvida alguma a cefaléia que a mais comumente se associa a quadros de ansiedade é a cefaléia do tipo tensional, manifestada com doe na região da parte de trás da cabeça, com irradiação para o pescoço e para os ombros.

Por que a cefaléia tensional tem esse nome?

O termo tensional reflete uma rigidez muscular observada frequentemente nesses quadros, e que em grande parte está relacionada à tensão muscular gerada por um quadro subjacente de ansiedade ou desconforto psíquico.

Como se tratam as cefaléias relacionadas à ansiedade?

Antes de mais nada, é importante tratar a doença de base, ou seja, a ansiedade. Episódios isolados de cefaléia podem responder bem a analgésicos comuns, mas muitas vezes os sintomas so desaparecem por completo quando o quadro de ansiedade for solucionado.

Existem medidas não farmacológicas para ajudar pessoas que sofrem com cefaléias relacionadas à ansiedade?

Sim. Exercícios físicos de relaxamento, yoga, alongamentos (em especial para a região dos ombros e do pescoço), massagens e o controle do estresse podem contribuir muito para o alivio dos sintomas.

LEMBRE-SE: apenas um médico está autorizado a diagnosticar e tratar pessoas com problemas como os descritos nessa publicação.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)