Folhetos de saúde

Cápsula endoscópica: nova alternativa para exame da Doença de Crohn

© Equipe Editorial Bibliomed

Como podemos definir a doença de Crohn?

A Doença de Crohn é uma afecção inflamatória crônica que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e do intestino grosso, mas pode comprometer outras partes do trato digestivo, desde a boca até o ânus. Os principais sintomas da Doença de Crohn são: diarréia, cólicas, febre, e sangramento. Não conhecemos ainda a causa da doença, mas sabemos que ela acontece em decorrência de alterações das defesas do corpo, desencadeando processos inflamatórios.

Como é feito tradicionalmente o diagnóstico da doença de Crohn?

Até a última década, não existia nenhum exame específico para identificar a Doença de Crohn. Para investigar a doença, os pacientes eram submetidos a radiografias com contraste e colonoscopia, que consiste na introdução de um tubo iluminado pelo ânus. Exames laboratoriais feitos com amostras do sangue ajudam a esclarecer casos suspeitos.

Que outros recursos podem ser empregados na abordagem da doença de Crohn?

A solução para diagnosticar a doença com precisão e sem o incômodo de uma colonoscopia surgiu em 2001. Desenvolvida por técnicos israelenses, uma cápsula endoscópica propõe um exame com mais precisão para a identificação de enfermidades do aparelho digestivo.

O que é e como funciona a cápsula endoscópica?

Essencialmente é uma câmera de vídeo miniaturizada dentro de um envoltório do tamanho aproximada de uma pílula grande. Como um endoscópio tradicional, ela dispõe de fonte de iluminação própria. Quando é ingerida pelo paciente, a cápsula percorre o aparelho digestivo e as imagens vão sendo enviadas para um receptor externo, situado próximo à cintura do paciente. A cápsula endoscópica também permite o exame de todas as três porções do intestino delgado, locais de difícil visualização pelos exames convencionais.

Quais as vantagens da cápsula endoscópica?

Consiste em um método indolor que não precisa de anestesia. Além disso, a cápsula é capaz de fornecer imagens de alta resolução do intestino delgado. Considera-se que ela tem uma boa sensibilidade e especificidade, significando que é útil na investigação da doença de Crohn.

Além da Doença de Crohn, a cápsula endoscópica pode ser usada para o diagnóstico de outras enfermidades?

Sim. A cápsula pode ajudar no diagnóstico de várias outras doenças, como sangramentos digestivos de origem desconhecida.

A cápsula endoscópica está disponível para todos os pacientes com suspeita de doença de Crohn?

Não.  Pelo alto custo que representa, a cápsula endoscópica está indicada apenas para um grupo restrito de pacientes. Em caso de dúvida, converse com seu médico sobre as possibilidades disponíveis atualmente para a investigação da doença de Crohn.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)