Folhetos de saúde

Atrite Reumatóide e Acupuntura

© Equipe Editorial Bibliomed

O que é a artrite reumatóide?

A artrite reumatóide, um tipo de doença reumática que afeta milhões de pessoas em todo o mundo,  é considerada uma das principais desordens de saúde da terceira idade, podendo mesmo incapacitar uma pessoa. Trata-se de um processo de inflamação das articulações que atinge as juntas mas que pode também afetar outras partes do corpo

Quais os sintomas da artrite reumatóide?

Entre os sintomas da artrite, podemos citar, principalmente, inchaço, dor, rigidez articular e, às vezes, deformação das articulações, limitação dos movimentos e pele vermelha e brilhante sobre as articulações.

Quais as causas de artrite reumatóide?

A maioria das causas da artrite é desconhecida, mas vários fatores tais como hereditariedade, lesão e esforço nas articulações, podem favorecer o aparecimento dos sintomas. Sabe-se que as mulheres correm maior risco que os homens.

Como especialistas em terapias alternativas entendem a artrite?

De acordo com especialistas em Homeopatia, Medicina Chinesa e Acupuntura, dores nas articulações geralmente representam a energia dos rins, e mesmo que o paciente apresente exames que sugerem atividade inflamatória, no tratamento é necessário fortalecer este órgão.

Quais os tratamentos existentes para a artrite?

Os médicos convencionais apenas podem tratar os sintomas da artrite. Suas receitas são de medicamentos para aliviar a dor e o inchaço, e fisioterapia para conservar as articulações flexíveis e fortalecer os músculos fracos. Em alguns casos, mais graves, as articulações artríticas podem muitas vezes ser substituídas por artificiais.

Como é feito o tratamento da artrite reumatóide pela acupuntura?

O fato de supostamente não haver efeitos secundários no tratamento com acupuntura faz com que este método seja preferido por muitos que estão cansados das medicações orais, cheias de contra-indicações e efeitos colaterais. A acupuntura, além de atuar sobre a dor, também melhoraria a rigidez da articulação, o que produziria ganhos para a função articular.

A acupuntura realmente funciona nesses casos?

Cabe lembrar, no entanto, que segundo estudos publicados por referências no assunto, a acupuntura funcionaria em cerca de 70 a 80% dos humanos e animais em que é utilizada. Já o efeito placebo é observado em aproximadamente 30% dos casos.

No entanto, alguns estudos científicos  afirmam que "a qualidade mesmo dos melhores estudos provou ser medíocre... A eficácia da acupuntura no tratamento da dor crônica permanece incerta".

Há riscos associados ao emprego da acupuntura?

De acordo com  especialistas, a acupuntura pode causar tonturas, hematoma local (devido ao sangramento por um vaso sangüíneo perfurado), perfuração no pulmão, convulsões, infecções locais, hepatite B (por agulhas não esterilizadas), endocardite bacteriana, dermatite de contato e dano a nervos.

Quais cuidados devem ser tomados por quem deseja tratar-se com Acupuntura?

Especialistas recomendam que, na hora de buscar um tratamento com base na acupuntura, deve-se ter o cuidado de escolher um profissional que também seja graduado em uma boa faculdade de Medicina. Dessa maneira problemas graves que poderiam passar despercebidos podem ser identificados e adequadamente tratados.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)