Folhetos de saúde

Alergia a jóias e bijuterias

© Equipe Editorial Bibliomed

Como podemos caracterizar uma alergia?

Alergias são reações exageradas do sistema de defesa do organismo, que muitas vezes interpreta estímulos banais como ameaças muito graves, e desencadeia uma série de reações que culminam nos sinais e sintomas da alergia.

As jóias e as bijuterias podem causar alergias?

Sim. Tudo que entra em contato com uma pessoa alérgica seja através da alimentação, do contato com a pele ou mesmo na respiração, pode causar alergia. Pessoas diferentes costumam desenvolver alergias diferentes, então muitas vezes sabemos de casos de pessoas com alergias específicas, como é o caso das jóias e bijuterias.

Como as jóias e bijuterias podem causar alergias?

As alergias desenvolvidas pelo contato de uma substância com a pele são chamadas de dermatite de contato. Nesse caso, estamos falando de uma dermatite de contato alérgica. Sustâncias presentes na composição da liga metálica ou no revestimento ou mesmo na cola desses enfeites podem ser os responsáveis pelas reações alérgicas.

A alergia das jóias é diferente da alergia das bijuterias?

Sim. As jóias são feitas de materiais mais nobres, o que significa não que eles sejam mais caros (embora de fato sejam), mas sim que eles não sofrem reações químicas com tanta facilidade como as matérias primas das alergias. Assim, é bem mais raro alguém ter alergia ao ouro puro ou à prata do que às ligas normalmente usadas na confecção de bijuterias.

Como se manifestam essas alergias?

As alergias às jóias e às bijuterias, como qualquer outra alergia de contato, podem se manifestar de duas formas principais. Uma delas é uma lesão vermelha e descamativa, que coça muito e às vezes fere devido ao ato de fricção, e que fica no local do contato da pele com o agente agressor, no caso, o enfeite. O outro tipo de manifestação ocorre distante do local de contato com o agente agressor. Assim, um anel ou uma pulseira podem determinar coceira e vermelhidão nas costas ou na perna, por exemplo.

A alergia a jóias e bijuterias pode ter conseqüências mais sérias?

Como toda reação alérgica, existe a possibilidade de a reação evoluir de maneira muito drástica, colocando inclusive a vida em risco. Mas no caso da alergia aos enfeites, isso é realmente bastante raro.

Como são tratadas as alergias a jóias e a bijuterias?

O tratamento de toda reação alérgica é feito com base na retirada do estímulo desencadeante. Assim, pessoas com esse tipo de alergia não podem ter contato com as substâncias que forem demonstradas como sendo responsáveis pelo processo alérgico. Casos mais graves, entretanto, podem precisar de medicamentos prescritos pelo médico.

Pessoas com esse tipo de alergia não poderão nunca usar jóias e outros enfeites?

Felizmente, algumas poucas sustâncias usadas em certas ligas metálicas são responsáveis pelo processo alérgico, o que significa que mesmo alérgicos poderão tolerar o contato com ligas metálicas neutras e que não contenham o agente identificado como agressor.

O que fazer caso sejam observados sintomas compatíveis com os descritos acima?

Em casos de suspeita de alergias de qualquer natureza, um médico devera ser consultado a fim de descobrir com precisão o que está causando o processo alérgico. Além disso, alguns casos precisam de medicamentos e aconselhamento especializado, o que só pode ser feito por um médico.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)