Folhetos de saúde

A Criança com Perda Auditiva

© Equipe Editorial Bibliomed

Qual o impacto da perda auditiva sobre a saúde nas crianças?

Vários estudos vêm provando que o diagnóstico e as intervenções precoces fazem com que as crianças com perdas auditivas apresentem desenvolvimento da linguagem igual às crianças com audição normal. Já existem meios de se diagnosticar precocemente a criança com déficit auditivo, logo após o nascimento. Mas apesar das evidências, ainda há algumas divergências em relação à implementação ou não dos testes a todos os recém-nascidos ou somente naqueles que apresentem fatores de risco.

Quais são as causas de surdez em crianças?

São muitas as causas de surdez: elas podem ser adquiridas durante a gestação devido a desordens genéticas, consangüinidade, doenças infecciosas, uso de remédios ototóxicos (capazes de causar efeitos tóxicos no ouvido), de drogas ilícitas ou de álcool pela mãe, desnutrição ou carência alimentar materna, hipertensão ou diabetes durante a gestação, condições relacionadas ao fator RH e a exposição à radiação.

Há ainda outras causas para a perda auditiva na infância?

Sim. As crianças também podem adquirir o distúrbio da audição através de problemas que ocorrem durante o parto, como anóxia(falta de oxigenação), parto com fórceps, pré ou pós-maturidade e até mesmo a infecção hospitalar.  Existem ainda as causas que acontecem após o parto e essas incluem as infecções (como meningite, sarampo, caxumba e sífilis adquirida), o uso de remédios em excesso e sem orientação médica, a exposição excessiva a ruídos e a sons muito altos e o traumatismo craniano.

Qual a importância de se prevenir-se a perda auditiva em crianças?

Ao se analisarem as causas da surdez, fica clara a importância da prevenção das condições que levam à perda auditiva. Isso fica ainda mais evidente pelos dados apontados pela organização mundial de saúde, que  revelam que cerca de 1,5% da população dos países em desenvolvimento apresentam problemas relacionados à audição.

Como podemos prevenir a surdez nas crianças?

A prevenção primária constitui-se de ações a serem feitas antes do desenvolvimento da surdez e envolve as campanhas de vacinação contra rubéola nas mulheres em idade fértil, a realização dos exames pré-natais, campanhas de vacinação infantil contra o sarampo, meningite e caxumba e palestras e orientações às mães. Diante de uma criança com diagnóstico de surdez, algumas providências que atenuam suas conseqüências precisam ser tomadas e essas ações devem ser tanto no âmbito da saúde (através do diagnóstico e do tratamento precoce) quanto no âmbito da educação (por meio do atendimento infantil especializado).

Quando deve ocorrer a intervenção?

Descobertas recentes têm indicado que as crianças com perda auditiva podem adquirir habilidades de linguagem similar às crianças com audição normal, caso a intervenção ocorra até aos 6 meses de idade.

Como é feito o tratamento das crianças com perda auditiva?

Na maioria das vezes, as crianças com perda auditiva e conseqüente distúrbio da fala e da linguagem devem ser atendidas por uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, neurologistas pediátricos, otorrinolaringologistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Esse acompanhamento deve ser integral, devendo iniciar-se tanto na fase do diagnóstico quanto na fase de terapia.

Fonte: Pediatrics Vol. 106 Nº. 3 September 2000, p. 43