Folhetos de saúde

Alergia a contrastes radiológicos

© Equipe Editorial Bibliomed

1. O que são os contrastes radiológicos?

Os contrastes radiológicos são substâncias utilizadas quando se realizam alguns exames de imagem, como por exemplo, algumas tomografias computadorizadas, de forma a permitir a visualização de estruturas que não poderiam ser vistas em procedimentos comuns.

2. Quais os sintomas que podem ocorrer nas alergias a contrastes radiológicos?

Podem ocorrer reações alérgicas graves, semelhantes à anafilaxia (choque anafilático), podendo ser até mesmo fatais (raramente).

3. Qual a freqüência das reações alérgicas aos contrastes radiológicos?

As alergias aos contrastes radiológicos ocorrem na freqüência aproximada em 5 a 10% dos pacientes, podendo ocorrer uma reação fatal em cerca de 1 em cada 40.000 procedimentos que envolvem o uso dessas substâncias.

4. Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de alergia aos contrastes radiológicos?

Percebe-se que a ocorrência de reações alérgicas aos contrastes radiológicos é mais freqüente nas seguintes condições:

  1. Nos pacientes com mais de 50 anos de idade;
  2. Nos portadores de insuficiência renal;
  3. Nos pacientes que têm alguma doença do sistema cardiovascular;
  4. Em indivíduos considerados alérgicos;
  5. Em indivíduos que já tiveram alguma alergia a contrastes radiológicos.

5. É verdade que quem tem alergia a iodo ou a frutos do mar não pode fazer exame com contraste?

Não existe nenhuma confirmação de que quem é alérgico a iodo ou a frutos do mar não pode fazer exames com contraste radiológico. Porém, nesses pacientes bem como para quaisquer outros que apresentem passado de alergia a contraste, é sugerido que sejam feitos exames com baixa concentração de iodo, bem como o uso de medicação profilática previamente aos procedimentos.

6. O quê deve ser feito para se evitar o surgimento de reações alérgicas aos contrastes radiológicos?

Para que não ocorram reações alérgicas aos contrastes radiológicos durante a utilização dessas substâncias, devem ser utilizados medicamentos, como os corticóides, antihistamínicos e a difenidramina, antes de iniciar os procedimentos.

7. Mesmo com a utilização de medicamentos antes do uso dos contrastes radiológicos, é possível ocorrer alguma reação alérgica?

Sim. Mesmo se utilizando a medicação profilática antes do início do uso dos contrastes radiológicos, é possível a ocorrência de reações alérgicas. Por isso, a equipe médica deverá estar de prontidão, caso haja qualquer eventualidade. Para mais informações e precauções, consulte sempre seu médico.

Fonte:

JANI, A.; SHIFEN, A.; GRAYSON, M.; CASTRO, M. Alergia e Imunologia in: The Washington Manual of Terapeutics, 31°ed, Guanabara Koogan. RJ, 2005: 235-253.

Esta informação foi preparada por Bibliomed.