Folhetos de saúde

A Ansiedade e as férias de verão

© Equipe Editorial Bibliomed

A ansiedade produtiva é aquela que traz desafios e  faz com que a pessoa transforme, produza, crie e busque satisfazer seus objetivos. Mas, quando a ansiedade passa a comprometer vários aspectos da sua vida,  ela requer cuidado.

Qual a relação entre férias e ansiedade?

O estresse do cotidiano, os compromissos de trabalho e as cobranças a que somos expostos diariamente são, para muitas pessoas que sofrem de ansiedade, uma verdadeira tortura. Nas férias há a promessa de que, pelo menos por algumas semanas, esses problemas irão desaparecer.

Todas as pessoas voltam descansadas de um período de férias?

Infelizmente não. Muita gente tem a oportunidade de viajar mas, ao invés de ir para relaxar, sente-se como se estivesse indo para uma guerra, tornando a viagem uma possível fonte de estresse, fazendo tudo correndo, com pressa. É importante dar a si mesmo oportunidades de relaxar, se quiser manter seu equilíbrio mental.

Como uma pessoa ansiosa pode aproveitar melhor as férias?

Pare para pensar sobre seus sentimentos, sobre o que pode estar por trás de sua ansiedade e dos sofrimentos que afligem você. Aproveite para relaxar, pois quando as tensões física e emocional diminuem, fica mais fácil identificar o que pode estar te incomodando.

A sensação de não estar trabalhando durante as férias pode ser causa de ansiedade?

Sim, e isto é comum. Algumas pessoas chegam a ponto de sentirem-se culpadas quando não estão envolvidas em atividades produtivas. É preciso lembrar-se de uma diferença fundamental, o objetivo com as férias é relaxar e não produzir.

Como fazer para aproveitar melhor as férias?

As férias existem para relaxar! É o momento certo para se desligar de tudo que preocupa, deixar de lado o relógio, os horários rígidos, fazer as coisas sem pressa e sem pressão. É hora de parar com as cobranças: a única ordem é descansar, ficar à vontade. Há pessoas que programam rigorosamente o tempo de um passeio na praia, por exemplo. Para que tanta pressa? Aproveite também para desligar o despertador. Nesse período, seu único compromisso é com seu bem-estar.

Como uma pessoa ansiosa pode relaxar com mais facilidade?

Procure dormir mais e adotar uma atitude mais contemplativa. Se for para o litoral, aproveite a paisagem que se contrapõe aos prédios de concreto e às paredes do escritório. Respire o ar puro. Experimente diversões novas. Permita-se novas experiências.

Reserve um momento do dia para andar despreocupado por um lugar novo e bonito

Esse será um momento de introspecção absoluta. Um convite para entrar em contato consigo mesmo e se ouvir. Muitos conseguem dar um mergulho no mar, mas será que conseguem dar um mergulho para dentro de si?

E quando as férias acabarem?

Enfrente as situações. De energias renovadas e mente descansada, será mais fácil tomar decisões difíceis. Enquanto todo esse processo não for percebido, as insatisfações e a ansiedade podem se manter.

Lembre-se: se a ansiedade está incomodando você, pode ser a hora de pedir ajuda. Não tome remédios por conta própria e consulte-se regularmente com seu médico.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)