Folhetos de saúde

Cloasmas

© Equipe Editorial Bibliomed

O que são cloasmas?

Cloasmas são manchas irregulares, em geral mais escuras que o resto da pele, e que aparecem com freqüência no rosto. Essas manchas escuras surgem principalmente nas maçãs da face, testa, nariz, lábios e têmporas.

Quem pode desenvolver cloasmas?

As mulheres adultas são sem dúvida as candidatas mais fortes ao desenvolvimento dos cloasmas. Se observarmos uma grande quantidade de pessoas com cloasmas, vamos observar que a imensa maioria pertence ao sexo feminino.

Apenas as mulheres podem apresentar cloasmas?

Alguns pesquisadores afirmam que essas manchas podem acometer também os homens, apesar de em geral predominarem nas mulheres. Entre homens mais jovens, essas manchas estão relacionadas, de alguma forma, com o uso de loções após-barba, sabonetes aromatizados e outros produtos cosméticos masculinos. Quando ocorrem em homens ou mulheres que não estão grávidas, essas manchas são chamadas de melasmas.

Quais as mulheres candidatas a apresentar cloasmas?

Entre as mulheres, os cloasmas aparecem mais nas mulheres de pele escura do que nas de pele clara. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o processo.

Todos os cloasmas são iguais?

Não. A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de cloasma. Assim, um cloasma pode ser epidérmico, quando o pigmento está na epiderme (a camada mais externa da pele), dérmico, quando o pigmento se encontra na derme (camada que fica abaixo da epiderme e é rica em vasos sanguíneos), ou misto quando as duas camadas da pele são afetadas.

Além da localização do pigmento, o que mais diferencia esses diferentes tipos de cloasma?

Esses diferentes tipos de cloasma também se diferenciam pela facilidade com que podem ser tratados. Por serem mais superficiais, os cloasmas epidérmicos são de mais fácil tratamento que os cloasmas dérmicos e mistos, que são mais profundos.

Os cloasmas somente ocorrem na face?

Além do rosto, outras áreas são afetadas por cloasmas. Essas áreas podem incluir os lábios superiores, queixo, às vezes se estendendo pelos braços e pelas mãos. Essas condições tendem a ser realçadas depois de prolongada exposição ao sol.

Qual é a diferença entre os cloasmas e as sardas?

Os cloasmas diferem das sardas principalmente quanto à forma. As sardas têm formas redondas, enquanto que os cloasmas são manchas bastante irregulares e, em geral, bem maiores. Ambos os tipos de pigmentação estão relacionados com a exposição do corpo à luz solar, e se pode observar que os europeus, que se expõem menos ao sol - e a um sol mais fraco - apresentam sardas mais claras que outras etnias. As sardas também têm maior incidência em pessoas de pele clara e sugerem origem hereditária. Ao contrário dos cloasmas, cuja maior incidência é justamente em pessoas de pele mais pigmentada.

Existem tratamentos?

É possível prevenir o cloasma gravídico, quando a mulher não se expõe ao sol ou, se o faz, é por pouco tempo e com a aplicação de potentes bloqueadores solares. Qualquer produto, em geral de uso tópico, somente deve ser aplicado com a orientação de um dermatologista. Os tratamentos dão melhor resultado se o cloasma (ou a melasma) é superficial, sendo mais resistentes as manchas que se aprofundaram mais na pele ou mistas.

LEMBRE-SE APENAS UM MÉDICO ESTÁ AUTORIZADO A ORIENTAR O TRATAMENTO DE UMA PESSOA COM ESSE PROBLEMA.

Fonte: Bibliomed (www.bibliomed.com.br)