Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Estudo radiográfico por contraste do trato digestivo alto,esofagograma seriado gastroduodenal, trânsito intestinal alto (código AMB:Clister ou enema opaco (duplo contraste) / Estudo do delgado com duplo contraste / Esôfago - hiato - estômago e duodeno )

Material a ser analisado: imagens obtidas geralmente sobre placas radiográficas, escolhidas ao acaso, através de visualização observada em exame radioscópico.

Tempo gasto para realização do exame: 30 a 60 minutos.

Credibilidade do exame: boa.

Objetivo do exame: detectar anormalidades ou dificuldades na deglutição, estudar as características da mucosa esofágica, determinar as causas de dor ou sintomas gástricos, detectar úlcera de estomago ou duodeno, detectar anormalidades do intestino delgado, divertículos, tumores ou doença de Crohn.

Preparação do paciente: jejum de 12 horas.

Tempo necessário para obter resultados: 1 a 2 horas.

Técnica usada para obter resultados: Os distintos seguimentos que constituem o aparelho digestivo, são preenchidos com uma substancia baritada opaca, que é ingerida paulatinamente, e assim, através dos raios X, são obtidas imagens radioscópicas e radiográficas, que permitem determinar seu funcionamento e as anormalidades, que podem ser encontradas em sua superfície.

Também são obtidas imagens depois de esvaziados os órgãos, o que muitas vezes possibilita observar detalhes da superfície e pregas da mucosa (mucosografía).

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.