Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Enema Opaco - ( 4.08.06.08-1)

Material a ser analisado: registros radiográficos.

Tempo necessário para obter o material: 10 a 20 minutos.

Finalidade: auxilia na detecção de lesões colorretais, tais como pólipos, divertículos, úlceras, fístulas, alterações inflamatórias e neoplasias (pode ser utilizado como ferramenta de screening).

Preparação previa: dependendo do grau de urgência, o exame pode ser realizado sem preparo prévio. Contudo, o ideal é contar com um certo preparo dos cólons, aumentando o índice diagnóstico das imagens. De um modo geral, o preparo para o enema opaco consiste de (1) dieta pobre em resíduos na antevéspera do exame, (2) jejum absoluto 8-10h antes do exame e (3) limpeza intestinal com laxantes (via oral) e fleet enema (via retal).

Resultados: variam de acordo com o distúrbio subjacente, podendo ser encontrados divertículos, perdas de haustrações, estenoses e dilatações, entre outros.

Valores normais: nenhuma alteração é observada nos cólons.

Resultados alterados podem ocorrer em: pacientes com apendicite, doença celíaca, adenomas colorretais, divertículos, doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia, pseudo-obstrução intestinal crônica, doença de Chagas, intussuscepção intestinal, hemorragia digestiva baixa e outros.

Tempo requerido para obter os resultados: 20 a 40 minutos.

Segurança dos resultados: boa.

Fatores que podem alterar os resultados: devido ao risco de peritonite química, o enema opaco não deve ser realizado em pacientes com suspeita de perfuração intestinal.

Fontes:

- Manual de exames: Instituto de Patologia clinica Hermes Pardini 2003/2004

- A clínica e o laboratório - Alfonso Balcells Gorina, Medsi Editora 1996

- Henry: Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, 20th ed., 2001.