Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Tomografia computadorizada (TC) de abdome (código da AMB 4.10.01.09-5)

O que é o exame: método de imagem que utiliza raios-x para captação de imagens transversais da região abdominal. O paciente deita sobre uma superfície e é movido para o interior de um tomógrafo. Pode ser necessária a injeção de um contraste na veia ou ingestão (via oral).

Para que serve: é um método bastante útil para a avaliação das paredes abdominais, dos espaços intra-peritoneais e retroperitoneais, dos órgãos e sistemas, dos planos fasciais e dos espaços potenciais. Pode ser utilizado contraste oral, que auxilia na identificação do tubo digestivo; e contraste intravenoso, que permite a visualização de estruturas vasculares e realce de órgão sólidos, para revelar alterações patológicas. Inúmeras afecções podem ser visualizadas à TC de abdome, como aneurisma de aorta abdominal, abscessos abdominais, pancreatite, infecção urinária complicada (pielonefrite) e tumores de vísceras abdominais.

Instruções para a realização do exame: deve-se informar ao médico a presença de alergias e eventuais dificuldades na realização de TCs anteriores.

- Em caso de uso de contraste ou sedativo, o paciente deve permanecer em jejum absoluto 4 a 6 horas antes do exame.

- Jóias (metais) devem ser removidas.

Riscos: a TC não é recomendada em gestantes pelos riscos de exposição aos raios-x. Pessoas com alergia ao contraste (geralmente iodado) podem ter náuseas, espirros, vômitos, coceira, urticária ou, raramente, anafilaxia.

Fonte:

- PAUL, Lester W.; JUHL, John H; CRUMMY, Andrew B; KUHLMAN, Janet E. Interpretação radiológica. 7.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2000. 1186 p.

- Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health.