Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Histerossalpingografia (código da AMB 4.08.09.03-0)

O que é o exame: consiste na injeção de um contraste radiológico por meio de um cateter no orifício externo do colo do útero e realização de radiografias.

Para que serve: auxilia na identificação de problemas nas tubas uterinas e na cavidade uterina, que podem causar, por exemplo, infertilidade. Pode evidenciar alterações conseqüentes de miomas, curetagens uterinas, endometriose, doença inflamatória pélvica. É um exame que faz parte da avaliação de infertilidade.

Instruções para a realização do exame: devido ao risco de infecção, são prescritos antibióticos antes e depois da realização do exame.

- Às vezes são usados sedativos para que a paciente relaxe durante o exame.

- O médico deve ser informado sobre reações alérgicas prévias a contrastes radiológicos.

- A histerossalpingografia não deve ser feita na presença de doença inflamatória pélvica, sangramento vaginal de origem desconhecida ou durante uma menstruação. Após o exame, a paciente deve informar ao médico sinais e sintomas de infecção, como corrimento vaginal, dor ou febre.

Riscos: infecção do endométrio (endometrite) ou das tubas uterinas (salpingite), perfuração uterina ou reação alérgica ao meio de contraste.

Fonte: - Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health

- Radiological Society of North America, Inc. (RSNA)