Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Teste de gravidez (código AMB (antigo): 2.80.50.34-7)

Os testes para a confirmação de gravidez, tanto na urina quanto no sangue, irão detectar a presença de uma proteína secretada pela placenta, a gonadotropina coriônica (HCG). Esta proteína aparece mais cedo no sangue que na urina, por isto um teste de dosagem da proteína no sangue pode ser feito antes mesmo que ocorra um atraso na menstruação.

Teste urinário de gravidez ou dosagem do HCG urinário

O teste detecta a presença de gonadotropina coriônica na urina. A gonadotropina é uma proteína fabricada pela placenta durante a gravidez.

Como é feito o teste?

Coleta-se 30 ml de urina recente, preferentemente a primeira urina da manhã. A urina deve ser colhida após o segundo dia de atraso menstrual. A urina é colocada em um recipiente, mergulhando se nele uma haste pequena. (embora existam outros tipos de testes, que são especificados pelo fabricante na bula). Os testes variam em relação ao tempo de espera para que ocorram mudanças. Geralmente essas mudanças são: o aparecimento de um símbolo na haste ou mudança de cor na urina.

Em quanto tempo fica pronto?

Os resultados ficam prontos em cinco minutos.

Qual é a precisão dos testes de gravidez caseiros?

Os testes de gravidez caseiros são bem precisos, em torno de 97% a 99% de precisão.

Resultados do teste:

Negativo: não grávida. Resultados falso-negativos podem ocorrer nas seguintes situações: inicio da gravidez (quando a quantidade de proteína está muito baixa na urina para ser detectada); gravidez ectópica, ou seja, de localização fora do útero; terceiro trimestre de gestação e na presença de urinas diluídas.

Positivo: indicativo de gravidez. Resultados falso-positivos ocorrem na menopausa; na presença de tumores e em mulheres que usaram maconha.

Cuidados e precauções

- Não reutilize o bastão de teste;
- O teste só funcionará se as instruções forem seguidas rigorosamente;
- Observe a data de validade do produto

Fontes:

  • Sabria, J. et al. Cribajes bioquímico y bioquímico-ecográfico de las cromosomopatías en el primer trimestre. Falsos positivos. Prog. Diag. Prenat. 1999; 11 (1): 20-26
  • Wald, N.J., and A.K. Hackshaw, Combining ultrasund and biochemistry in first-trimester screening for Down´s Syndrome. Prenat. Diagn. 17: 821-829, 1997.
  • Wald, N.J., et al. Serum screening for Down´s Syndrome between 8 and 14 weeks of pregnancy, Br. J. Obstet. Gynaecol. 1996., 103, 407-412.
  • Casals, E. et al. First-trimester Biochemical Markers for Down Syndrome, Prenat. Diagn. 19: 8-11, 1999.