Publicidade

Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Raio X do Braço (código da AMB: 4.08.03.08-2)

O que é?

O raio X do braço é um exame indolor e seguro que utiliza uma pequena quantidade de radiação para obter uma imagem do braço de uma pessoa (incluindo o úmero e o cotovelo). Durante o exame, um aparelho de raios X emite um feixe de radiação através do braço, e uma imagem é gravada em um computador ou em um filme especial de raio X. Esta imagem mostra os tecidos moles e os ossos do braço.

Quais as características da imagem?

A imagem de raios X é obtida em preto e branco. Estruturas densas que bloqueiam a passagem do feixe de raios X através do corpo, como os ossos, aparecem em branco na imagem de raios X. Tecidos mais macios do corpo, tais como os músculos, permitem que o feixe de raios X passe por eles e aparecem mais escuras.

Exames de raios X são realizados por um técnico do Departamento de Radiologia de um hospital, um centro de radiologia, ou uma clínica de prestação de cuidados à saúde. Duas incidências de imagens de raio X podem ser obtidas do braço: uma de frente (imagem anteroposterior, ou AP) e uma de lado (imagem lateral).

Por que este exame é feito?

Um exame de Raio X  do braço pode ajudar a encontrar as causas de sintomas tais como dor, edema ou deformidade da extremidade. É possível detectar ossos fraturados, e depois de um osso fraturado ter sido diagnosticado e tratado, o exame pode ajudar a determinar se os ossos estão alinhados e se a fratura se consolidou corretamente.

Se uma cirurgia do braço é necessária, um exame de raio-X pode ajudar a planejar a cirurgia e a avaliar os resultados da operação.

Além disso, um exame de raio-X pode ajudar a detectar situações  posteriores de infecção, cistos, tumores ou outras doenças dos ossos do braço.

Outras indicações são ainda verificar a pesquisa de líquido no interior das articulações ou junto aos ossos, pesquisar por corpos estranhos, e avaliar o crescimento dos ossos de uma criança.

Qual a preparação para este exame?

Um exame de raio X  do braço não requer nenhuma preparação especial. Pode ser necessária a remoção de algumas vestes, jóias ou quaisquer objetos metálicos que possam interferir com a imagem de raios X.

Caso se suspeite que uma paciente esteja grávida, é importante informar ao técnico, ao radiologista ou ao médico que solicitou o exame. Exames de raios X são geralmente evitados durante a gravidez. Mas se o exame de raio-X é necessário, precauções podem ser tomadas para proteger o feto.

Figura 1: Raio X de membro superior - Fratura do úmero

Como o exame é feito?

Este é um procedimento rápido. Embora possa demorar cerca de 15 minutos, a exposição à radiação realmente acontece apenas durante alguns segundos.

O paciente é convidado a entrar em uma sala especial, onde existe o equipamento de raios X que irá obter as imagens. Caso um acompanhante esteja com o paciente no interior desta sala, será solicitado que o acompanhante use um avental de chumbo para proteger determinadas partes de seu corpo de radiação.

O paciente será solicitado a permanecer imóvel enquanto as imagens de raio-X  são obtidas. Crianças poderão exigir algum tipo de contenção feita de modo delicado.

A obtenção do raio X é totalmente indolor. A posição necessária para a obtenção do raio X pode ser desconfortável, mas será necessário permanecer em posição imóvel apenas por alguns momentos.
As posições necessárias para a realização do exame podem fazer com que o paciente se sinta  desconfortável, mas eles precisam ser mantidas por apenas alguns segundos.

Quais são os riscos?

Em geral, os exames de raios X são muito seguros. Embora qualquer exposição à radiação represente algum risco para o corpo, a quantidade utilizada em um raio X  do braço é pequena e não é considerada perigosa. É importante saber que os radiologistas utilizam a quantidade mínima de radiação necessária para obter os melhores resultados.

Quando os resultados são liberados?

Os exames de raio X são interpretados por um médico radiologista e os resultados são liberados quase que imediatamente, na maioria das vezes.

Fonte: NIH _ Medline Plus

 


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: