Publicidade

Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Histerossonografia (código da AMB 4.09.01.32-7)

O que é o exame: é uma técnica ultra-sonográfica desenvolvida recentemente para avaliação do endométrio (tecido que recobre a parede interna do útero). Um espéculo esterilizado é inserido pela vagina e o colo uterino é limpo com solução anti-séptica. Em seguida, um cateter é introduzido até o nível do fundo uterino, sendo feita instilação de solução fisiológica estéril na cavidade endometrial. Em mulheres com o colo uterino dilatado ou incompetente, também pode ser usado o cateter com balão, para prevenir derramamento retrógrado de solução fisiológica na vagina. O especulo é então removido e o transdutor inserido na vagina para emitir ondas ultra-sons e captá-las, permitindo sua visualização num monitor.

Para que serve: detecção de anormalidades intracavitárias uterinas. As indicações para realização do exame incluem: investigação de sangramento uterino anormal, avaliação de pacientes com infertilidade inexplicada, espessamento endometrial incompatível com a fase do ciclo menstrual, indefinição da imagem endometrial à ultra-sonografia transvaginal, abortamentos repetidos e localização exata de determinada lesão uterina. A histerossonografia é capaz de diagnosticar com segurança miomas submucosos e distinguir endométrio hiperplásico de pólipo.

Instruções para a realização do exame: o período ótimo para realização do exame é a primeira quinzena do ciclo menstrual. O exame não é feito em mulheres com doença inflamatória pélvica (DIP). Prescreve-se antibiótico para mulheres com DIP crônica e para aquelas com antecedentes de prolapso de valva mitral ou outros distúrbios cardíacos.

Riscos: o exame envolve o risco de infecção e exacerbação de sangramentos vaginais.

Fonte: - CAMARGOS, Aroldo Fernando; MELO, Victor Hugo de; CARNEIRO, Márcia Mendonça; REIS, Fernando Marcos dos. Ginecologia ambulatorial: baseada em evidências científicas. 2.ed. Belo Horizonte: COOPMED, 2008 1018 p.

- RUMACK, Carol M; WILSON, Stephanie R; CHARBONEAU, J. William. Tratado de ultra-sonografia diagnóstica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c1999. 2v. (1618p.)

- CALLEN, Peter W. Ultra-sonografia em obstetrícia e ginecologia. 4.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002 1010 p.

 


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: