Exames de rotina

Periodicamente seu médico solicita alguns exames para que possa fazer uma análise mais completa de seu quadro de saúde.

Neste especial, Boa Saúde lista alguns dos principais exames médicos com ilustrações e informações para ajudá-lo a entender melhor esses procedimentos de rotina.

Os exames estão classificados em ordem alfabética (navegue através das letras iniciais abaixo):

Arteriografia de membros inferiores (código da AMB para arteriografia por cateterismo seletivo: 4.08.12.04-9; e código da AMB para arteriografia por punção: 4.08.12.02-2)

O que é o exame: consiste na inserção de um cateter na região da virilha (onde passa a artéria femoral), após anestesia local, que libera um material contrastado que permite a visualização de artérias dos membros inferiores. As artérias são vistas após emissão de raios-x e projeção de imagens em um monitor de TV.

Para que serve: a arteriografia de membros inferiores deve ser feita na presença de sintomas de doença vascular nas pernas ou pés, podendo identificar áreas de hemorragia, oclusões arteriais ou estenose. Alguns tratamentos podem ser feitos durante o procedimento, como dissolução de coágulos, desoclusão de uma artéria parcialmente obstruída por meio de um balão ou inserção de um pequeno, tubo denominado stent, que auxilia na abertura da artéria.

Instruções para a realização do exame: o paciente não deve ingerir nenhum alimento sólido ou líqüido 8 horas antes.

- Deve-se informar ao médico os medicamentos em uso (como aspirina e anticoagulantes), alergia a materiais de contraste, problemas de coagulação e presença de gravidez.

- O paciente deve assinar um termo de consentimento.

- Após o exame, o membro inferior onde foi inserido o cateter deve ser mantido estendido e devem ser evitadas atividades vigorosas, como levantar peso, por 24 a 48 horas.

Riscos: algumas complicações do procedimento incluem reação alérgica ao meio de contraste, formação de coágulo ou hemorragia no sítio de inserção do cateter e, raramente, um coágulo pode se desprender e ocluir vasos, causando lesão de tecidos e até acidente vascular cerebral.

 

Fonte: Medline Plus – US National Library of Medicine and National Institutes of Health