Especial HIV/AIDS

Especial HIV/AIDS

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, alterando o DNA da célula e fazendo cópias de si mesmo. O primeiro caso de AIDS registrado no mundo foi no início da década de 80. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, contudo, foi descrita em 1981.

O vírus é transmitido pelo contato com fluídos de pessoas contaminadas, especialmente através do sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, transfusão de sangue contaminado, instrumentos perfuro-cortantes não esterilizados, e da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação.

No Brasil, pessoas que se expuseram a situações de risco e podem ter contraído o vírus podem usar ajuda nos Centros de Testagem e Aconselhamento, onde são realizados testes e elas recebem a profilaxia a fim de evitar a infecção, e as pessoas soropositivas (como são conhecidas aquelas que têm HIV), recebem o tratamento completo para a doença pelo Sistema Único de Saúde (SUS), independentemente de sua renda. Seguir o tratamento corretamente aumenta a expectativa de vida da pessoa e melhora a qualidade dessa.

Este especial traz informações relevantes sobre o HIV e a AIDS, seu tratamento e como prevenir a doença. Entretanto, nenhuma das informações presentes aqui substitui a consulta com um profissional especializado.

 

Artigos

 

 

Notícias

 

 

Links Externos