Vasinhos podem aumentar o risco de trombose | Blog de Boa Saúde

Vasinhos podem aumentar o risco de trombose

Comentar

Medicina

destaque_vasinhosAs veias varicosas, mais conhecidas como vasinhos (pequenas varizes que surgem, principalmente, nas pernas), incomodam muitas pessoas do ponto de vista estético. Contudo, estudo do Chang Gung Memorial Hospital, em Taiwan, mostrou que eles podem aumentar em até cinco vezes o risco de coágulos sanguíneos perigosos.

Os coágulos sanguíneos se formam com o endurecimento do sangue, e podem obstruir um vaso, em uma condição conhecida como trombose venosa profunda (TVP). Em casos mais graves, esses coágulos podem se deslocar até órgãos como pulmão, coração ou cérebro, causando embolismos e podendo levar o paciente à morte.

Para o estudo, os pesquisadores usaram dados do programa de Seguro Nacional de Saúde de Taiwan. Os pacientes foram matriculados no banco de dados de 2001 a 2013, e foram seguidos até 2014. Ao todo, foram mais de 425 mil pessoas, metade com varizes. Os resultados mostraram que os participantes do grupo com varizes tinham 5,3 vezes mais risco de desenvolver trombose venosa profunda.

Os pesquisadores também encontraram uma tendência para um risco aumentado de embolismos pulmonares ou estreitamento das artérias das pernas entre aqueles participantes com varizes, mas não conseguiram saber se as varizes eram a causa do risco para essas condições.

Com os resultados do estudo, publicado no Journal of the American Medical Association, os pesquisadores sugerem que os vasinhos devem ser observados com mais atenção, e tratados assim que possível.

Fonte: Journal of the American Medical Association, 27 de fevereiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>