Uso de solários pode aumentar risco de melanoma

Comentar

Comportamento Saúde da família

Pesquisadores do Instituto Internacional de Investigação Preventiva, na França, e do Instituto Europeu de Oncologia, na Itália, investigaram o impacto que os solários têm sobre os casos de melanoma (câncer de pele). Para isso, os cientistas realizaram uma meta-análise considerando 27 estudos sobre o tema.

Ao final do processo, os resultados mostraram um aumento de 1,8% por ano no risco de melanoma para cada sessão adicional de uso do solário. Segundo a pesquisa, são identificados cerca de 63.942 casos de melanoma por ano na Europa Ocidental. Desses, 3.438 estão relacionados com o uso de solários. As mulheres são as mais afetadas, sendo responsáveis por 68,09% (2.341) dos casos. A taxa de mortalidade também foi maior entre as mulheres (498) do que entre os homens (296).

De acordo com os pesquisadores, a fiscalização no uso de solários deveria ser mais rígida, especialmente para crianças e jovens, já que o estudo mostrou que o risco de melanoma aumenta com o número de sessões no solário iniciando em idade precoce (menos de 35 anos).

O estudo foi publicado no British Medical Journal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>