Uso de fogão à lenha todos os dias pode prejudicar os pulmões

3 Comentários

Comportamento Saúde da família

Quase todo mundo gosta de uma comidinha feita no fogão à lenha. Mas, o que para alguns é uma diversão de fim de semana, para outros é a realidade do dia-a-dia. Estima-se que cerca de três bilhões de pessoas no mundo utilizam a queima da madeira ou carvão para cozinhar, o que pode colocar a saúde em risco.

A fumaça produzida durante a preparação dos alimentos pode provocar pneumonia e doença pulmonar crônica, especialmente em mulheres e crianças. “Muitas pessoas nos países desenvolvidos não se dão conta de que a fumaça do fogo empregado para cozinhar em espaços interiores é um terrível flagelo para a saúde de um grande número de pessoas”, diz o pesquisador Francis Collins, diretor dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.

Para evitar danos ás saúde, a opção seria proporcionar às pessoas, em especial às mais pobres, o acesso a cozinhas mais eficientes, com fogões elétricos ou a gás.

3 comments

  1. Fernando Bernardes

    Não é só o fumo das lareiras da cozinha que causa prejuízos na saúde, também as lareiras de aquecimento produzem gases que são prejudicais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>