Um terço das mulheres já sofreu violência do parceiro

Comment

Comportamento Saúde da mulher

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que cerca de um terço das mulheres do mundo já sofreu algum tipo de violência. Seja a violência física, verbal, psicológica ou moral, entre outras, o fato é que é dos parceiros íntimos que essas partem.

O relatório detalhou o impacto da violência sobre a saúde física e mental de mulheres e meninas que vão de ossos quebrados a complicações relacionadas com a gravidez, problemas de saúde mental e funcionamento social prejudicado.

O documento revelou, ainda, que 38% das mulheres assassinadas foram mortas por seus parceiros íntimos; 42% das que sofreram violência física ou sexual nas mãos de um parceiro foram feridas; aquelas que sofreram violência por parte do parceiro são mais propensas a sofrer de depressão, têm duas vezes mais chances de se tornarem alcoólatras, 1,5 vezes mais risco de contraírem sífilis, clamídia, gonorreia e, em alguns países africanos, o HIV. Além disso, correm maior risco de sofrer um aborto e de ter bebês com baixo peso ao nascer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *