Uso do adoçante nem sempre favorece a perda de peso

1 Comentário

Beleza Bem estar Comportamento Dieta Nutrição

Estudo recente realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP buscou traçar uma relação entre o consumo de adoçantes e o excesso de peso. Os resultados apontam que a utilização inadequada de adoçantes e alimentos dietéticos pode não contribuir para a redução de peso.

De acordo com Ana Paula Gines Geraldo, nutricionista e pesquisadora responsável pelo estudo, a ausência de critério na dosagem do adoçante leva à prática de consumir alimentos dietéticos de modo a “economizar calorias”. Tal comportamento compromete o controle de peso porque favorece o consumo exagerado de outros alimentos calóricos, vetando assim o benefício esperado peço seu uso.

Outro ponto destacado pelo estudo é que muitas pessoas que consomem adoçantes dietéticos para controle de peso mas não são adeptas de hábitos saudáveis. Foram encontrados grupos de sedentários com alto consumo de adoçantes e alimentos dietéticos, por exemplo.

Além disso, as mulheres apareceram como as maiores consumidoras de adoçantes e alimentos dietéticos, o que se explica pela intensa preocupação com controle de peso e estética.

Nesse contexto, o estudo valida que o equilíbrio alimentar aliado à prática de atividades físicas e orientação profissional adequada ainda são as melhores escolhas para quem precisa perder peso com saúde.

Fonte: Agência USP de Notícias, 22 de outubro de 2014.

1 comment

  1. Flávia Dias

    Essa matéria é interessante do ponto de vista que muitas pessoas acreditam que apenas essa substituição já é sinônimo de saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>