Terapia de relaxamento ajuda a controlar ondas de calor da menopausa

2 Comentários

Fitness

Uma das maiores reclamações das mulheres que entram na menopausa são as ondas de calor. Agora, pesquisadores da Suécia descobriram que a terapia de relaxamento pode ajudar a controlá-las.

Os pesquisadores formaram dois grupos de mulheres saudáveis que estavam na menopausa, sendo que um participou de dez sessões de terapia de grupo e outro não recebeu nenhum tratamento. A terapia consistia em técnicas de relaxamento com ajuda da respiração, que deviam ser praticadas todos os dias em casa.

Durante três meses, as mulheres mantiveram um registro diário das ondas de calor, preencheram questionários de qualidade de vida e realizaram testes para avaliação do nível de cortisol, o hormônio do estresse.

Os resultados publicados na revista Menopause, mostraram que o grupo da terapia de relaxamento diminuiu os ataques diários de ondas de calor de 9,1 para 4,4, enquanto no grupo controle a redução foi de 9,7 para 7,7.

2 comments

  1. LEILA

    Tomo estrofem 1mg a 10 anos após a histerectomia, agora fui pega de surpresa q ele não vai ser mais fabricado. E agora posso substitui-lo por qual remédio.

    Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>