Ter um animal de estimação ajuda no tratamento de pessoas com doenças mentais | Blog de Boa Saúde

Ter um animal de estimação ajuda no tratamento de pessoas com doenças mentais

Comentar

Comportamento

destaque_estimacaoEstudo realizado pela Universidade de Liverpool, na Inglaterra, mostra que ter um animal de estimação pode ser benéfico para pessoas com doenças mentais. Para os pesquisadores, embora companheiros peludos não substituam medicamentos ou terapia para problemas de saúde mental, eles podem oferecer benefícios significativos a esses pacientes.

Os pesquisadores realizaram uma revisão de 17 estudos descobriu que os animais de estimação podem proporcionar conforto, aliviar a preocupação, a solidão e o isolamento, aumentar a atividade física e proporcionar distração dos sintomas.

Os estudos incluídos na revisão se concentraram principalmente em cães e gatos, mas também incluíam aves, coelhos e outros animais. Os participantes representaram uma série de doenças mentais, desde aquelas autorrelatadas consideradas leves, até casos graves diagnosticados por um profissional de saúde metal.  Os estudos também incluíram pacientes com problemas de saúde mental associados a uma condição de saúde física ou de doença do desenvolvimento. Mas a revisão não especificou os tipos exatos de doença mental que os participantes tiveram.

Os participantes incluídos na revisão acreditavam que ganhavam benefícios psicológicos na relação com seus animais de estimação. Muitos participantes afirmavam que animais de estimação forneciam conforto emocional e ofereciam cuidados incondicionais e sem julgamento. Às vezes, as pessoas com doença mental afirmavam preferir seus animais de estimação a pessoas em suas vidas.

Os animais de estimação também forneciam um senso de responsabilidade aos seus donos e os ajudavam a esquecer dos sintomas da doença mental. Além disso, os participantes afirmaram aumento nos exercícios físicos e contato com a natureza, e de estarem mais abertos às interações sociais.

Fonte: BMC Psychiatry, 05 de fevereiro de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>