Sinais de artrite reumatoide podem aparecer muito antes do diagnóstico

Comment

Saúde da mulher Saúde do homem

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que afeta mais frequentemente as articulações, mas também pode afetar outras partes do corpo. É uma das condições crônicas mais comuns associadas à incapacidade funcional no mundo, e tem um impacto significativo no bem-estar e na qualidade de vida da pessoa portadora. Os sintomas podem incluir dor nas articulações ou inchaço, mas 40% dos pacientes apresentam sintomas que não envolvem as articulações, como fadiga, febre e perda de apetite.

O estudo envolveu 586 pacientes com artrite reumatoide e 531 pessoas sem a doença no banco de dados do Rochester Epidemiology Project. A taxa de incapacidade funcional foi mais de duas vezes maior entre os pacientes com artrite reumatoide do que naqueles sem artrite reumatoide. Na maioria dos grupos etários, os pacientes com artrite reumatoide tiveram uma taxa de incapacidade funcional de 15% ou mais do que aqueles sem a doença.

Os pesquisadores contataram, também, que os níveis crônicos aumentados de dificuldade com atividades diárias (incapacidade funcional) continuaram mesmo depois que os pacientes foram diagnosticados com artrite reumatoide e começaram o tratamento. Isso pode ser devido a uma série de fatores, incluindo o aumento da dor física e mental, o uso de tratamentos como os glicocorticoides e antidepressivos, e a antecipação do alívio dos sintomas.

De acordo com os pesquisadores, os resultados mostram a importância do tratamento precoce para pacientes com artrite reumatoide, e ressaltam a importância de buscar ajuda e relatar ao médico dificuldades para realizar atividades diárias.

Fonte: Mayo Clinic Proceedings, junho de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *