Ser rejeitado pode aumentar a criatividade

Comentar

Bem estar Comportamento

Pessoas com forte senso de independência pessoal, mas que são rejeitadas socialmente, podem se tornar mais criativas. Segundo pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, a rejeição confirma para as pessoas independentes o que elas já sentem em relação a si mesmas: que elas são diferentes das outras pessoas.

Se a pessoa considera isso algo positivo, ela desenvolve maior criatividade. Contudo, se ela dá muito valor a pertencer a um grupo, a rejeição social pode levar a uma inibição da capacidade cognitiva.

Os testes realizados envolveram estudantes universitários que tiveram sua criatividade medida através de um teste padronizado. Depois, os voluntários eram informados se foram ou não selecionados para um participar de um grupo. A repetição do teste mostrou que as pessoas que eram classificadas como fora do padrão social e que eram mais seguras em si mesmas, apresentavam melhores resultados do que aquelas que não eram confiantes em si mesmas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>