Ser otimista pode aumentar a longevidade

Comment

Comportamento

Uma visão otimista da vida pode aumentar as chances de viver até uma idade avançada, sugere uma nova pesquisa do U.S. National Center for Posttraumatic Stress Disorder, nos Estados Unidos.

Para o estudo, os pesquisadores analisaram dados de estudos que ligavam níveis mais altos de otimismo a riscos menores de doenças crônicas e morte prematura e que englobavam cerca de 70.000 mulheres e 1.400 homens.

As mulheres tinham entre 58 e 86 anos (idade média: 70 anos) quando os seus hábitos de saúde, saúde geral e perspectiva otimista foram avaliados pela primeira vez, e foram acompanhadas por de anos. Os homens, por sua vez, tinham entre 41 e 90 anos de idade (idade média: 62 anos) quando tiveram uma avaliação semelhante e um exame físico em 1986, e foram acompanhados por 30 anos.

No final dos períodos de rastreamento, os pesquisadores descobriram que os resultados para mulheres e homens eram mais ou menos os mesmos: quanto mais otimista o indivíduo, maiores as chances de viver mais – e maiores as chances de alcançar uma idade “excepcional“.

Em comparação com suas contrapartes menos otimistas, os homens e mulheres mais otimistas estudados tinham 50% a 70% mais chances de alcançar esse marco avançado. Eles também tinham 11% a 15% mais chances de viver mais tempo no geral.

Os pesquisadores ressaltam que, esses achados não indicam que pessoas menos otimistas estejam condenadas a vidas mais curtas, uma vez que a relação encontrada no estudo é uma associação e, não um link de causa e efeito.

Fonte: Proceedings of the National Academy of Sciences. DOI: 10.1073/pnas.1900712116

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *